Início » Sem categoria » Leite em evidência na Terra da Produtividade

Leite em evidência na Terra da Produtividade

postado em: Sem categoria

Antes mesmo do clarear o dia, as equipes organizadoras do 1º Drive-Thru em comemoração ao Dia Internacional do Leite, celebrado neste dia 1º de junho,  já estavam a postos no Palanque Oficial de Chiapetta para a transmissão do programa de rádio voltado a abordar a importância do Leite, alimento que fornece nutrição para quem o consome, sustento para quem produz e qualidade de vida para todos.

Em função da pandemia optou-se pela realização de um Drive-Thru. Idealizadora do evento e proprietária da Fazenda San Diego, Sula Zardin, conta que a ideia surgiu para comemorar e celebrar essa data tão especial quanto para envolver todos os elos da cadeia do leite, produtores, indústria e consumidor. “Não podíamos fazer aglomeração e como bons produtores de leite que somos inovamos e trabalhamos com o que tínhamos de disponível, por isso o drive-thru. Ideia que deu muito certo”, destacou. Das 7h às 9h da manhã, motoristas que trafegavam a Avenida Ipiranga nos dois sentidos receberam produtos derivados do leite (iogurte, café com leite e achocolatado), para demostrar quanta coisa boa é produzida.

Em Chiapetta, o leite é uma das principais atividades desenvolvidas. De acordo com levantamento de dados apresentado durante o programa pelo Prefeito Eder Luis Both, são 77 produtores desenvolvendo a bacia leiteira no município. Só em 2020, foram produzidos 15 milhões de litros de leite, quase R$30 milhões que circularam pela economia local. “A renda do leite retorna praticamente toda para o município, pois é aplicada no comércio local, no supermercado, agropecuária, farmácia, enfim, além de gerar emprego e renda no interior ela gera empregos na cidade e vai sustentando a economia, por isso a importância de celebrar a data e homenagear especialmente os produtores de leite, pessoas que tem a vocação para essa atividade e que são fundamentais”, ressaltou o prefeito contente com o sucesso da primeira de muitas edições que ainda pretendem ser realizadas.

Importante para a economia e essencial para a saúde. Alimento rico em proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais, o leite é consumido em grande escala pela população brasileira e mundial e faz bem. A Enfermeira Nicolli Follak esteve presente e abordou a importância do aleitamento materno, sendo o leite o primeiro alimento que a criança consome quando nasce, o qual traz benefícios nutricionais, imunológicos, psicológicos, ortodônticos, bem como sociais, culturais e econômicos tanto para o bebê quanto para a mãe. O leite humano é considerado a primeira vacina que o bebê toma porque através do leite materno são passados anticorpos e acaba sendo imunizado de forma passiva.

O Programa contou ainda com a participação de especialistas na área, autoridades municipais, todas demonstrando a importância do alimento e da atividade leiteira. Transmitido pela Rádio Ciranda, os ouvintes puderam participar do sorteio de cerca de R$10 mil prêmios, todos ligados à área do leite.

O 1º Drive-Thru em Comemoração ao Dia Internacional do Leite foi promovido pela Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária, Rações San Diego, Schefel Consultoria Agrícola, Emater/Ascar com apoio da Rádio Ciranda e Skynet Telecom.

 

Entrega do PAA às famílias

Dentro da programação do 1º Drive-Thru em comemoração ao Dia Internacional do Leite e seguindo os protocolos, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realizou a entrega mensal dos produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) aos beneficiários do bolsa família.

Além da entrega dos produtos produzidos por agricultores familiares do município, ovos, mandioca, pão sovado, tempero verde e batata doce, nesse mês em celebração ao dia do leite foram acrescentados nas sacolas leite, iogurte e achocolatado.