Início » Saúde » Nota de Esclarecimento sobre Uso de Medicação para COVID-19

Nota de Esclarecimento sobre Uso de Medicação para COVID-19

postado em: Saúde

Diante da grande quantidade de notícias recentes relacionadas ao uso de medicamentos para prevenção do novo coronavírus, a equipe da Unidade Sentinela do Município de Chiapetta vem a público esclarecer que, mantém-se seguindo as orientações e protocolos do Ministério da Saúde.

Alertamos que não é recomendado que as pessoas utilizem por conta própria qualquer medicamento com o intuito de se proteger da COVID-19, e que o uso de medicações para indicações não previstas na bula é de escolha e responsabilidade do médico prescritor.

Reforçamos que se a pessoa apresentar algum sintoma respiratório como tosse, coriza, dor de garganta, dificuldade respiratória ou febre, deverá procurar a Unidade Sentinela, onde a equipe está apta a avaliar e implementar medidas terapêuticas de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa, após avaliação da equipe de enfermagem e do médico, do quadro clínico e da gravidade dos sintomas e presença de fatores de risco.

A Secretaria Municipal de Saúde está preparada para fornecer as medicações conforme indicação médica, sendo que os pacientes positivados no município até o momento, tiveram sucesso e boa recuperação com a conduta adotada.

Ressaltamos ainda que a melhor e mais importante forma de prevenção ao COVID-19 segue sendo as medidas para evitar a propagação do vírus, que deve ser seguida por toda população, como o uso de máscaras faciais, lavar as mãos com frequência (com água e sabão ou álcool em gel), não tocar os olhos, nariz e boca com as mãos, evitar aglomerações e sair de casa apenas quando for necessário.

Assim, reforçamos a importância de cada um proteger a si mesmo e as pessoas ao seu redor. Sempre primando pela proteção à saúde e bem-estar da população chiapetense, a equipe de profissionais da saúde da Unidade Sentinela fica a disposição de todos para quaisquer esclarecimentos sobre o novo coronavírus na Unidade Básica de Saúde, onde se encontra a Unidade Sentinela, ou pelo telefone (55) 3784-1034.

 

Atenciosamente,

Equipe da Unidade Sentinela do Combate ao COVID-19 do Município de Chiapetta