Início » Saúde » Reunião confirma mais recursos para o Hospital de Chiapetta

Reunião confirma mais recursos para o Hospital de Chiapetta

postado em: Administração, AHC, Saúde

Durante a manhã de quarta-feira (15), estiveram reunidos no gabinete do Prefeito Municipal Eder Luis Both, o secretário da saúde Lisandro Franco Pires, a coordenadora de saúde Leda Ratz, o Presidente da Associação Hospitalar Chiapetta Jairo Bohn juntamente com a administradora da AHC Luciane Ratz, da enfermeira Sabrina Eickhoff e o médico José Maçalai. A reunião teve como objetivo discutir a situação do hospital frente ao atendimento ao cidadão Chiapetense, necessidades e dificuldades, além de encaminhamentos e confirmação de recursos à entidade.

Entre as confirmações de recursos, a emenda parlamentar no valor de R$150 mil do Deputado Federal Marcelo Brum. O recurso já foi liberado pelo Governo Federal e o hospital só precisa enviar o plano de trabalho para receber o dinheiro na conta. O valor será utilizado para cobrir despesas com custeio e manutenção do hospital pelo período de 12meses.

Repassada ainda à direção do hospital, a confirmação da emenda de R$100 mil destinada pelo Senador Luis Carlos Heinze. A liberação do recurso deve ocorrer nos próximos dias, o qual poderá ser utilizado na aquisição de equipamentos e investimentos para o enfrentamento da COVID-19.

Falando ainda a respeito da pandemia do novo Coronavírus, o município confirmou a antecipação da parcela que seria paga no mês de dezembro, no valor de cerca de R$55 mil, para que o hospital possa cobrir despesas extras que surgiram e também na compra de EPIs e adequações necessárias para o tratamento adequado da situação. O valor deverá ser pago ainda nesta semana.

Por fim, foi confirmada a aquisição de um aparelho de Raio-X portátil para a Associação, a ser utilizado para casos de urgência e atendimento aos internados no hospital. O valor de aproximadamente R$200 mil, que será disponibilizado pela Prefeitura Municipal, aguarda apenas portaria do Governo Federal autorizando a utilização do valor que está na conta do município.

O Prefeito Eder aproveitou o momento para parabenizar a gestão da AHC e equipe de profissionais pelo trabalho que vem fazendo, comprometidos com a comunidade e pela seriedade com que tem sido administrado esta instituição, assim como reforçou a parceria não só na questão de recursos financeiros como no diálogo, nas decisões conjuntas que são tomadas nos problemas do dia a dia, porque a saúde do município é uma só. “Embora o hospital é uma associação filantrópica, entendemos que a saúde formada pelo UBS, hospital e equipes tem o mesmo objetivo, que é de garantir uma saúde de qualidade e um atendimento humanizado para a população e neste momento de pandemia reforça-se ainda mais a necessidade de termos um hospital preparado e bem equipado. Torcemos para que não seja preciso, mas caso necessário teremos uma estrutura pronta para atender e dar resolutividade aos problemas que a nossa população possa ter” concluiu.