Início » Administração » Prefeito e vereador encaminham projetos de interesse da comunidade

Prefeito e vereador encaminham projetos de interesse da comunidade

postado em: Administração

Com o objetivo de dar andamento a projetos e ainda encaminhar novos pleitos de forma a atender as necessidades da comunidade chiapetense, o Prefeito Eder Luis Both juntamente com o vereador Joel Pires Correa estiveram cumprindo viagem a Brasília na última semana, de 09 a 12 de março. Durante o período o Presidente da Câmara de Vereadores, Valmir Rochinheski, assumiu o cargo de prefeito em exercício.

Entre os compromissos na Capital Federal, agendas nos ministérios, gabinetes dos deputados e senadores com o intuito de tratar projetos nas áreas de educação, saúde, infraestrutura urbana e agricultura. Na área educacional, mais precisamente o transporte escolar, foi realizada no gabinete do Senador Luis Carlos Heinze a assinatura do termo de compromisso com o FNDE para que o município possa adquirir um novo micro-ônibus, auxiliando o transporte de crianças e adolescentes que frequentam as escolas do município.

No ministério da saúde, as audiências abordaram a aquisição de mais um veículo para transporte de pacientes no atendimento sanitário eletivo, podendo ser uma van ou um micro-ônibus. Em tramitação também, o projeto de tratamento das águas das comunidades rurais, no valor total de R$300 mil. O objetivo é implantar sistemas de tratamento de água visando a melhora da saúde e qualidade da água consumida no interior do município, assim como já instalado na Comunidade de Nova Conquista. Por fim, tratativas relacionadas à liberação de recursos para a conclusão da academia de saúde ao ar livre que está sendo construída na Praça Carlos Chiapetta.

Nos gabinetes dos deputados, a destinação de emendas parlamentares para projetos de infraestrutura, saúde e agricultura. Para pavimentação asfáltica, estão previstos investimentos em torno de R$850 mil. Destes, R$600 mil por meio de indicação do Deputado Gerônimo Gorgen e os outros R$250 mil do Deputado Marcelo Brum. Esse último com projeto já na Caixa Federal, onde o trecho localizado desde a rótula próxima a UBS até a saída secundária para Ijuí será pavimentado. O Deputado Marcelo Brum confirmou ainda a destinação de R$150 mil para a Associação Hospitalar Chiapetta.

Com os deputados Elvino Bohn Gás e Dionilso Marcon, foi discutido a viabilidade da aquisição de equipamento para a área da agricultura. Cada parlamentar destinou o valor de R$100 mil e o município está disposto a colocar uma boa contrapartida para aquisição de uma ensiladeira com plataforma, conforme deliberação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário.

Ainda na área da agricultura, o Prefeito Eder e o Vereador Joel estiveram participando de uma audiência com lideranças do setor, políticos e a presença da Ministra da Agricultura Tereza Cristina, para tratar a preocupação com a estiagem, oportunidade que foram levantadas as demandas e cobrando apoio do Governo Federal para o Rio Grande do Sul, para que se possa fazer frente a seca e minimizar as perdas e prejuízos  dos produtores rurais.