Servidores das cinco escolas municipais estiveram reunidos no auditório da EMEF Lorette Fanck, nos dias 18 e 19 de fevereiro, para participarem de treinamento de primeiros socorros, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. A capacitação atende a Lei Municipal Nº 1.006, sancionada em 2019, que estabelece a obrigatoriedade da capacitação aos profissionais da rede municipal de ensino para que possam exercer os primeiros atendimentos sempre que houver qualquer acidente nas escolas.
O treinamento foi ministrado pela Técnica de Enfermagem, Mara Cristina Klipstein Gomes. Com duração total de oito horas, a capacitação aliou teoria e prática, de forma orientar os servidores a atuarem de forma correta na primeira abordagem, prestando os primeiros e fundamentais cuidados. Ao final da capacitação, os profissionais da área da educação receberam certificado.
Atenta as necessidades da área educacional, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura acredita que o treinamento é importantíssimo, pois visa capacitar os profissionais para que possam enfrentar estes imprevistos e também uma forma de melhorar ainda mais a qualidade dos trabalhos ofertados nas escolas. A Secretária de Educação, Francieli Pires, agradece a Secretaria de Saúde no nome do Secretário Lisandro Franco Pires pela atenção dispensada em atender esta demanda, tão importante e necessária. Parabeniza ainda a técnica de enfermagem pelo excelente treinamento que desenvolveu com o grupo.
O porquê da Lei
A Lei Municipal Nº1.006 atende o que dispõe a Lei Federal 13.722/18, conhecida como Lei Lucas. Ela obriga as escolas, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. A necessidade dessa lei se dá devido a um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um simples passeio escolar, quando engasgou-se com um pedaço de salsicha do cachorro quente que serviram no lanche. Essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento.