Início » Administração » Confirmado repasse federal para tratamento de água em comunidades rurais

Confirmado repasse federal para tratamento de água em comunidades rurais

postado em: Administração, Saúde

A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) confirmou no fim do mês de dezembro de 2019, o repasse no valor de R$300 mil ao município de Chiapetta para aquisição de estações pré-fabricadas para tratamento de água nas comunidades rurais. O objetivo é melhorar a qualidade da água que chega às torneiras das residências.

A proposta prevê a implantação de um sistema seguro de tratamento de água, assim como o já instalado na comunidade de Nova Conquista, em que o gerador de cloro utiliza o sal de cozinha. O sistema público de água é uma solução coletiva mais econômica definitiva para o abastecimento de água e vai beneficiar em torno de 350 pessoas.

A conquista foi intermediada pelo gabinete do Deputado Estadual Dirceu Franciscon, o qual após visita ao município, realizada durante a 20ª Mateada e Folclore, esteve levando a demanda e tratou pessoalmente junto ao presidente da FUNASA, Ronaldo Nogueira. Segundo o Prefeito Eder Luis Both, a implantação do sistema alternativo de tratamento de água na comunidade Nova Conquista, instalada em dezembro de 2018 e inaugurada em abril de 2019, tem trazido benefícios aos moradores da localidade, e desde então, a intenção da Administração Municipal era expandir a proposta às demais localidades, sem custos adicional, o que será possível com a confirmação do repasse pela FUNASA.

A implantação do Sistema Público de Abastecimento de Água Potável nas comunidades rurais está previsto para o ano de 2020.