Início » CTG » Semana Farroupilha 2019: Festejos do CTG Relembrando Tio Lautério

Semana Farroupilha 2019: Festejos do CTG Relembrando Tio Lautério

postado em: CTG

Após dias de intensas atividades, findou-se mais uma Semana Farroupilha, que neste ano destacou como tema a vida e obra de Paixão Côrtes, o precursor do que hoje conhecemos como tradicionalismo.

O CTG Relembrando Tio Lautério neste ano demonstrou pioneirismo e respeito a igualdade entre peões e prendas, encerrando com uma tradição de que somente homens podiam carregar a chama e os pavilhões, e de forma inédita a cavalgada da Chama Crioula foi conduzida por prendas da Entidade, passando por toda a cidade indo até o destino final, a sede do CTG.

Após a chegada do maior símbolo do tradicionalismo a sede do CTG, deu se início a Semana Farroupilha oficialmente no dia 13/09, com pronunciamento de autoridades, seguido de homenagens ao tradicionalista e ex-patrão Alcides Guarda Lara e ao artista, folclorista e grande cultuador das tradições, senhor Arnildo Beck. Após as homenagens foram entregues pela patronagem do CTG e a Administração Pública as indumentárias aos integrantes das invernadas artísticas, fruto do projeto Valores que Ficam, que possibilitou a entrada de crianças e jovens hipossuficientes que não teriam condições de participar das invernadas se não fosse o apoio do projeto.

No domingo, 15/09, ocorreu almoço no CTG com o costelão, que agradou a todos os presentes, seguido das apresentações das invernadas artísticas e domingueira. Ainda na tarde do domingo, tomou posse a nova gestão de Peões e Prendas do CTG para 2019/2020, sendo ela composta pela Prendinha Dente de Leite Julia Weschter, Guri Farroupilha Murilo da Silva, Prenda Juvenil Ana Elisa Trocha e o Peão Farroupilha Venicius Freitas.

Por fim, para encerrar a programação oficial do CTG, no dia 19/09, foi realizado jantar que contou com a presença de grande número de pessoas, entre elas uma escola de Misiones da Argentina que estava fazendo intercâmbio com os alunos da Escola Anchieta, nesta noite ainda foi apresentado oficialmente o Programa Empreender para Transformar do SICREDI, no qual o CTG recebeu um auxílio financeiro para investir no Departamento Cultural da Entidade, ao final animação com Thiago Padilha e banda.

Muitas outras atividades foram desenvolvidas pelas prendas e peões do CTG durante o decorrer do dia 13 a 20 de setembro, junto às escolas, STHAS, e empresas do município, e fica a certeza que o tradicionalismo saiu fortalecido nesta semana, e que a comunidade chiapetense, demonstrou o respeito pela tradição gaúcha, ao apoiar todos os eventos.

Texto: Douglas Brum Almeida