Início » Sem categoria » Café de Negócios discute a “Conjuntura Econômica e suas tendências”

Café de Negócios discute a “Conjuntura Econômica e suas tendências”

postado em: Sem categoria

Com objetivo de discutir o cenário econômico e as principais tendências que se apresentam, a Incubadora Municipal de Empresas juntamente com a Associação Comercial e Industrial de Chiapetta promoveram na quinta-feira (12), o Café de Negócios. O evento realizado na Câmara de Vereadores reuniu autoridades, empresários, empreendedores incubados e comunidade em geral.

A principal programação da noite foi a palestra com o Professor Doutor da Unijuí, Argemiro Luis Brum. Com o tema “A Conjuntura Econômica e suas tendências”, o palestrante de forma bastante realista promoveu uma análise do passado recente da economia e a indicação de suas tendências futuras. Argemiro diferenciou os principais termos utilizados na área econômica: Crescimento e Desenvolvimento Econômico, destacando que é preciso usar as riquezas que se produz para melhorar a qualidade de vida do conjunto da população, sem esquecer que agregada a sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente, pensando nas gerações futuras. Frisou que o desenvolvimento passa pela eficiência das iniciativas Privada e do Estado, mas que é necessária a participação e colaboração da sociedade.

O Café de Negócios trouxe ainda a apresentação das empresas da Incubadora Municipal e do projeto que prevê a ampliação do espaço. Atualmente, a incubadora possui quatro empresas incubadas, a InfoX, a Sapataria dos Santos, a Energity e a Massoterapeuta Suzana Zaguetti. Além da sala comercial gratuita, as empresas instaladas tem custeadas pelo município as despesas com internet, água, luz e recebem todo o apoio técnico necessário para alavancarem seus negócios. São associadas as empresas Fortalize Desenvolvimento Humano e a Tele Loja Tanara, as quais recebem o apoio através de assessorias.

Durante a abertura do Café de Negócios, o Coordenador da Incubadora Municipal de Empresas, Luis Afonso dos Santos e o Presidente da ACIC, Rodinei Benhur Pires, destacaram a importância das ações voltadas à valorização do comércio local adotadas pelo município. Ciente de que o desenvolvimento de uma sociedade se dá por seus empreendedores, o Prefeito Municipal Eder Luis Both frisou as iniciativas de fomento ao empreendedorismo. Citou entre elas a criação da Incubadora Municipal e os efeitos positivos que tem gerado, a futura ampliação do projeto e finalizou com a aprovação da Lei de Liberdade Econômica, a qual permitirá simplificar a abertura de empresas, além de isentar taxas para os empresários, de modo a favorecer a inovação, o desenvolvimento e a geração de emprego e renda.

Ao final do evento foi realizada uma confraternização com os participantes. O café colonial servido foi produzido pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Promoção

O Café de Negócios é uma promoção da Incubadora Municipal de Empresas e da Associação Comercial e Industrial de Chiapetta com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, HNK Consultoria e da Unijuí.