Início » Educação » Professores da Rede Municipal participaram de importantes eventos na área da educação

postado em: Educação

Com o objetivo de proporcionar formação continuada e ampliar o conhecimento acerca de temas e práticas em sala de aula, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura esteve oportunizando aos Professores da Rede Municipal de Ensino, a participação em dois importantes eventos na área da educação:  a 1ª Jornada de Educação Especial Inclusiva e o 6º Fórum da Educação do Programa A União Faz a Vida.

O primeiro deles ocorreu no município de Santo Augusto, nos dias 10 e 11 de julho. Promovida pela Smec de Santo Augusto, a 1 ª Jornada de Educação Inclusiva teve como foco o Autismo. O tema foi trabalhado pela Palestrante Katrien Germaine Franciscus Van Keurck, natural da Bélgica e com 24 anos de experiência no atendimento a pessoas com transtorno do Aspectro do Autismo (TEA). De acordo com o que foi aprendido durante a jornada, o autismo é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde idade muito precoce, tipicamente antes dos três anos de idade, com impacto múltiplo e variável em áreas nobres do desenvolvimento humano como as áreas de comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação.

Já no dia 16 de julho, os professores, atendentes e monitores da Educação Infantil participaram da 6ª edição do Fórum da Educação do programa a União faz a Vida. O evento aconteceu no Auditório de Atos da Unijuí, em Ijuí. A palestra principal foi com o Professor Doutor e Livre Docente da Escola de Comunicação e Artes da USP de São Paulo, Clovis de Barros Filho, com o tema “A Vida que vale a pena ser vivida”.  O Fórum proporcionou além da palestra, oficinas práticas voltadas a Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental. Entre os temas: tecnologia, interdisciplinaridade e novas alternativas do aprender e ensinar, desenvolvidas por professores da UCEFF (Instituição de Ensino Superior de Itapiranga-SC).