Início » ACIC » Ações ligadas ao Desenvolvimento do Comércio Local são apresentadas aos empresários de Chiapetta

postado em: ACIC, Administração

A Associação Comercial e Industrial de Chiapetta (ACIC) esteve promovendo no último dia 13 de junho, uma reunião com seus associados. Na pauta, cursos e palestras, Campanha Chiapetta Dá Prêmios, Incubadora Empresarial, cadastros e ferramentas para uso dos colaboradores e confraternização, além de espaço para diálogos com o Prefeito Municipal, Eder Luis Both.

Convidado para participar da reunião da ACIC, o Prefeito Eder esteve apresentando aos empresários ações da Administração Municipal visando o desenvolvimento e fortalecimento do mercado local, assim como iniciativas de fomento a criação de empresas e ao empreendedorismo. Entre as discussões, apresentação dos números das compras públicas no município. De acordo com levantamento, nos últimos dois anos, foi possível aumentar em cerca de 50%, o valor gasto pela prefeitura no comércio de empresas de Chiapetta. Ainda nessa linha, destaque para os cursos de orientação aos empreendedores para as compras governamentais, assim como as campanhas de incentivo as compras no comércio local. Exemplo disso, é o Programa da Nota Fiscal Gaúcha e a Campanha Chiapetta Dá Prêmios.

Dentro dos projetos de fortalecimento do comércio, o Prefeito destacou a adesão à REDESIM para abertura de novas empresas, Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos, a instalação da Sala do Empreendedor e o Programa de Videomonitoramento.

Além de iniciativas já implantadas, foram apresentadas ações de fomento a criação de empresas. Na área rural, as agroindústrias que estão em processo de instalação e o projeto de uma futura empresa de laticínios. Na área urbana o projeto de pequenas indústrias e a incubadora empresarial. Essa última está sendo instalada no Antigo Clube 25 de Julho e em processo de seleção de empreendedores. Durante encontro, os empresários conheceram as regras de funcionamento do projeto que pretende disponibilizar 4 salas comerciais gratuitas, além da associação de empresas para receber apoio técnico.

Na oportunidade o Prefeito Eder também apresentou o que a Administração Municipal tem feito pensando no futuro do município. Segundo ele, “a sobrevivência do município de Chiapetta e de grande parte dos pequenos municípios passa pelo fomento ao empreendedorismo. Para tanto, está em processo de implantação o Sistema de Educação Empreendedora”. Uma parceria da Prefeitura, ACIC, SEBRAE, Escolas Municipais e Estadual.  A ideia é trabalhar desde a educação infantil até o ensino médio, temas ligados ao empreender, culminando com a incubadora para os jovens que já vêm com a visão de empreendedorismo desde a infância.

Na avaliação do Prefeito uma reunião muito produtiva, onde se pode relatar todas as ações, fazendo com que os empresários tenham conhecimento de tudo o que o Poder Público tem feito em prol do comércio local. Além da apresentação, o prefeito aproveitou para ouvir as demandas dos empresários, sugestões e contribuições.