Início » Administração » Município de Chiapetta encaminha parceria com a Unijuí para a instalação de Incubadora Empresarial

postado em: ACIC, Administração

Um encontro para discutir o fomento de novos negócios no município de Chiapetta foi realizado na manhã de quinta-feira, 28, no gabinete do Prefeito Municipal Eder Luis Both. A reunião com a presença do gerente de Inovação e Tecnologia da Unijuí, Maiquel Silva Kelm, marca o início dos encaminhamentos da parceria entre município e a universidade.

Durante a reunião foram alinhadas estratégias para a estruturação de uma incubadora empresarial nos moldes da que existe no município de Ijuí. O objetivo é receber empreendedores que precisam de apoio inicial para o desenvolvimento do seu negócio. Conforme o Prefeito Eder Luis Both, a parceria com a Unijuí dará maior segurança, já que a universidade possui experiência e reconhecimento no assunto. “Visitamos a CRIATEC no ano passado e foi possível conhecer a metodologia trabalhada. Acreditamos que será possível criar um espaço assim aqui no município de Chiapetta”, enfatiza.

De acordo com o gerente de Inovação e tecnologia da Unijuí, Maiquel Silva Kelm, Chiapetta está dando um grande passo de inovação e empreendedorismo, “algo muito inovador para o cenário do Rio Grande do Sul. A comunidade Chiapetense está de parabéns”. Kelm explica que no primeiro momento, denominado pré-incubação, a Unijuí realizará uma consultoria. Logo após será possível ter clareza sobre questões de funcionamento, participação, processo seletivo, contratação de profissionais, acompanhamento e monitoramento das empresas incubadas.

A ideia é que a incubadora seja instalada no espaço reformado do antigo Clube 25 de Julho. No local, o município vai disponibilizar quatro salas comerciais gratuitamente, com despesas de luz, água, internet e limpeza, além de apoio técnico e consultorias por meio da universidade. No caso de haver mais interessados, será feita ampliação para disponibilizar mais salas.

De acordo com Maiquel, atualmente, a Unijuí possui uma incubadora na cidade de Ijuí e outra em Santa Rosa. Em Ijuí, a CRIATEC está localizada ao lado do Campus da Universidade. No processo de incubação os empreendedores se dirigem até a incubadora, apresentam seu plano de negócio e os profissionais responsáveis auxiliam na estruturação. Logo após, se dá o processo de seleção. As empresas que têm o melhor potencial acabam sendo acolhidas. Nesses 10 anos, 100% das empresas que passaram pela incubadora continuaram ativas. O mesmo reconhecimento é percebido na CRIATEC de Santa Rosa

Participaram da reunião, além do Prefeito Municipal e o Gerente de Inovação e Tecnologia da Unijuí, o Presidente do COMUDEC, Otávio Pitol, o Presidente da ACIC, Rodinei Benhur Pires e o Consultor da HNK Consultorias, empresa vinculada ao SEBRAE e a Unijuí, Luis Afonso dos Santos.

Próximos passos

Em busca de mais apoio para a iniciativa, nos próximos dias o Prefeito Eder pretende se reunir com o SEBRAE. O edital de seleção está previsto para ser lançado ainda no mês de abril, assim como um encontro para repassar informações aos interessados em participar. Eder reafirma que esta é a oportunidade para aqueles que desejam criar ou instalar um novo negócio no município de Chiapetta, “é um grande apoio que a Administração tem dado para fomentar e reduzir custos. Queremos realmente impulsionar novos negócios e oportunizar às pessoas a possibilidade de ocupar este espaço”, finaliza.