Início » Educação » Iniciativa leva o PROERD para duas escolas do município de Chiapetta

Iniciativa leva o PROERD para duas escolas do município de Chiapetta

postado em: Educação

Estudantes das turmas de 5º ano de duas escolas do município de Chiapetta estão participando do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, o PROERD. A iniciativa tem a missão de ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. Ao todo, participam do programa 55 crianças na faixa etária de 9 a 12 anos de idade da Escola Municipal Professora Lorette Fanck e a Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta.

No município, o PROERD é ministrado pela Policial Militar e Instrutora Isabel Vogel. As aulas com duração de cerca de uma hora ocorrem durante as sextas-feiras, no período em que os alunos estão em sala de aula. De acordo com a instrutora, entre os temas trabalhados: pressão dos colegas, bullying, fatos e efeitos do álcool, cigarro e drogas e maneiras de lidar com situações do dia a dia.

O Programa de Resistência às Drogas e a violência tem duração de quatro meses, num total de 10 aulas. Além das atividades em sala de aula, os estudantes recebem lições de casa para trabalhar o tema com a família, as chamadas: “Conversas com os pais”. Ao final do PROERD, acontece a formatura com a entrega de certificados aos participantes e medalhas aos que se destacarem na redação final.

Na avaliação da Secretaria Municipal de Educação, o PROERD trabalha em uma linguagem acessível com variadas atividades sobre o combate a violência e a preservação ao uso de drogas. Além disso, leva os estudantes a refletirem sobre os valores éticos, morais e aprender a lidar com tensões e possíveis pressões do cotidiano, auxiliando também os mesmos a resolverem conflitos que enfrentam tanto na escola como fora dela.