Início » Administração » Prefeito Eder, vice e vereadores participam da XXI Marcha à Brasília em defesa dos Municípios

postado em: Administração

A comitiva formada pelo Prefeito Municipal Eder Luis Both, vice-prefeito Celço Paulo Beier e os vereadores Aldair Clovis Maron e Joel Pires Correa embarcaram na segunda-feira, 21, com destino a Capital Federal para participar da XXI Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios. O evento que teve início na segunda-feira, segue até o dia 24 de maio.

A Marcha à Brasília é realizada anualmente desde 1998, e se tornou o maior evento político do Brasil, contando com a presença de mais de 8 mil participantes: prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República. Ao longo dos quatro dias deste congresso, desafios comuns dos Municípios são debatidos com os diferentes atores políticos a fim de que, gradualmente, as imperfeições da Federação sejam corrigidas.

Para o Prefeito Eder Luis Both, uma semana de grandes debates e articulações para que haja maior justiça tributária. “Somos sabedores que é preciso ter mais recursos com os municípios e menos em Brasília, pois é onde o cidadão busca o atendimento de suas demandas. É no município, com os gestores locais, que ocorre a maior parte das pressões para a solução dos problemas, mas com a menor fatia dos recursos”, enfatiza. De todos os impostos arrecadados no país, apenas 18% são repartidos entre os mais de 5 mil municípios. Praticamente, 80% deles ficam com os governos Estadual e Federal. “Então esse é um dos desafios da marcha, ou seja, buscar alternativas para que consigamos ter mais recursos nos municípios, para atender melhor o cidadão que paga seus impostos”, explica o prefeito.

A comitiva aproveita ainda para acompanhar as demandas que o município tem empenhadas. Hoje se trabalha com mais de R$ 2 milhões em emendas parlamentares, projetos e propostas cadastradas diretamente nos ministérios. Entre as que estarão sendo tratadas durante a viagem, captação de recursos financeiros para a aquisição de um novo caminhão para o município, duas novas vans para a Secretaria Municipal da Saúde, escavadeira hidráulica, retroescavadeira e equipamentos para a patrulha agrícola. Ainda recursos para a construção de duas salas para a EMEI Bem Me quer, para o hospital, asfalto, calçamento no interior, centro de eventos, equipamentos para a área agrícola e para o posto de saúde. Projetos em quase todas as áreas, que estão tramitando e sendo acompanhados de perto.

O Prefeito aproveita ainda para destacar que em sua ausência e do vice-prefeito Celço Beier, o comando do executivo está com a vereadora e Presidente da Câmara, Cleomara Bertaso. Para Eder, “uma grande satisfação, porque conhecemos toda a conduta desta vereadora e sua preocupação com a sociedade, além do trabalho que ela tem feito e assim, temos toda a tranquilidade para deixar o município de Chiapetta aos cuidados da presidente da Câmara. Temos a certeza que a prefeitura está em boas mãos e que tudo estará ocorrendo da melhor maneira possível”.