Início » Educação » Formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa têm início

Formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa têm início

postado em: Educação

A coordenação do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) no município iniciou na noite da quarta-feira, 09, as formações com os professores da educação infantil e anos iniciais da rede municipal e estadual de ensino. O início das atividades foi realizado no auditório da Escola Municipal Lorette Fanck e recebeu professores, diretores das escolas, secretária de educação e do Prefeito Municipal.

Em Chiapetta, o PNAIC conta com a coordenadora Simone Fin e as formadoras Carla Obregão Eickhoff e Geneci Teresinha França. Durante abertura das formações, Simone apresentou brevemente como o Pacto vem sendo desenvolvido no município desde 2013, ano após ano. Também explicou de que forma acontecem as formações. Nesse ano estão inscritos 35 professores da educação infantil e anos iniciais. Até o mês de junho serão ministradas 100 horas de formação.

Para as formadoras do PNAIC, professoras Geneci Teresinha França e Carla Obregão Eickhoff, o pacto permite aos professores a troca de experiências, novos conhecimentos e resgate de práticas que vão se perdendo durante trajetória docente. Na oportunidade agradeceram a confiança depositada e esperam conseguir ensinar e também aprender com o grupo.

A Secretária da Educação, Francieli Rochinheski Pires, ressaltou a inclusão neste ano da educação infantil no PNAIC, porém lembrou que no município os professores já vinham participando das últimas formações, parabenizando os profissionais pelo comprometimento com a educação. Francieli agradeceu também a parceria com a direção e professores da Escola Estadual Anchieta.

Comprometimento com a educação foi o destaque no pronunciamento do Prefeito Eder Luis Both. O prefeito parabenizou a todos aqueles que estão dispostos e comprometidos a buscar suporte, novos conhecimentos e novas forma de ensino para melhorar cada vez mais a educação no município. Desejou ainda que os profissionais aproveitem o máximo possível as formações do PNAIC e que tragam os novos conhecimentos para dentro de sala de aula.

Durante encontro foi entregue mimo a ex-formadora do PNAIC e professora, Magali Ianke. Magali vinha desde 2013 trabalhando com o pacto no município e a lembrança entregue é sinal de reconhecimento pelo trabalho prestado. Magali agradeceu a confiança e parceria nestes cinco anos à frente das formações PNAIC. Para ela, fica a lembrança dos ensinamentos e, principalmente, dos aprendizados com os colegas da educação.

Após o encerramento do encontro foram iniciadas as formações com os professores. As capacitações da educação infantil e anos iniciais são realizadas em sala diferentes. Durante período de formação, que vai da quarta-feira, 09 de maio, até o mês de junho, as formações acontecerão durante o período noturno, todas as terças-feiras.