Início » Assistência Social » Prédio de atendimento da Assistência Social e do CRAS é inaugurado

Prédio de atendimento da Assistência Social e do CRAS é inaugurado

postado em: Assistência Social

A política de assistência social do município de Chiapetta inaugurou na última sexta-feira, 16, o novo espaço de trabalho das equipes da Assistência Social e do CRAS. A restruturação tanto da estrutura física quanto das equipes se deu desde o início do ano e tem como objetivo estabelecer o trabalho de cada órgão, já que cada um possuiu funções diferentes, e também oferecer ambiente amplo e adequado à população usuária.

O novo espaço fica localizado na Rua Coronel Raul de Oliveira, no prédio em que antes funcionava o posto de saúde. O Ato de Inauguração contou com a presença do Prefeito Municipal, Vice-prefeito, presidente da Câmara de Vereadores, vereadores, secretários municipais, pastor da Igreja Assembleia de Deus, servidores e comunidade. A Secretária Municipal de Assistência Social, Fernanda Maçalai Both, enfatizou os esforços de diversos órgãos e pessoas para que o sonho pudesse ser concretizado.  “A organização da política social foi possível por meio de esforços conjuntos da Pasta sob a orientação da Assessoria do Estado e da Administração Municipal que compreendeu a necessidade de mudança e adaptações no prédio, principalmente no que se refere o atendimento do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social”. Após ato inaugural o público presente foi convidado a conhecer as novas instalações.

A Secretaria Municipal de Assistência Social conta com o trabalho da Gestora Fernanda Maçalai Both e suporte técnico de mais três profissionais que são encarregadas pela parte de gestão de benefícios eventuais, como solicitações de cesta básica, auxílio funeral, emergencial e de natalidade (previstos na lei municipal de benefícios eventuais), além de auxiliar em todo o processo de gestão pública de assistência social do município. É na Secretaria que os usuários podem solicitar doações de agasalhos e as mais diversas orientações sociais. A pasta também é responsável pela gestão do CAD Único, o qual é a base de dados para os diversos programas sociais, como por exemplo, o bolsa família. Telefone para atendimento da secretaria: 3784-1245.

O Centro de Referência de Assistência Social, denominado ‘A casa da Família Chiapetense’, passa a funcionar agora em espaço estabelecido.  O ambiente amplo, adaptado e de fácil acesso conta com diversas salas para atendimento, coordenação e referência, mini-auditório, cozinha equipada, refeitório e banheiros. As mudanças ocorridas seguiram as orientações da política de assistência social, visando o empoderamento da população usuária. Atualmente o CRAS é coordenado pela profissional Camila Mattioni e conta com equipe formada por assistente social, pedagoga, psicóloga, educador físico, professor de violão e facilitadores de oficinas. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Telefone para atendimento do CRAS é 3784-1245, ramal 22.

No 2º piso do prédio funciona ainda os departamentos da Secretaria Municipal de Saúde. Entre eles, salas com atendimento dos profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, Psiquiatria, Psicologia, Nutricionista, além de Regulação, Programa Primeira Infância Melhor, Agentes da Vigilância Ambiental, Sanitária e Agentes Comunitários de Saúde. Telefone para atendimento: 3784-1675.