Início » Agricultura » Safras de Soja e Milho registram excelente média de produtividade no município

Safras de Soja e Milho registram excelente média de produtividade no município

postado em: Agricultura

A Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias (COLMEIA) se reuniu na terça feira, 25, juntamente com a Agência do IBGE de Ijuí para realizar o levantamento da média de produtividade das culturas de verão no município, principalmente, as de soja e milho.

Em Chiapetta, a área cultivada de soja foi de 24.300 hectares. Segundo levantamento, a média de produção registrou 65 sacas/ha. Conforme o Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente, João Carlos Antenoff, uma ótima produtividade. Em 2016, a média indicava 58 sacas/ha. O agrônomo explica que o clima com chuvas regulares e bem distribuídas, as tecnologias utilizadas, ou seja, a adubação, cultivares de alta produtividade, controle fito sanitário e variedades resistentes à ferrugem garantiram um alto rendimento das lavouras.

A safra de milho também obteve excelente média. Dos 2 mil hectares de milho sequeiro, a produtividade registrada foi de 170 sacas/ha. Já a área de milho irrigado, que corresponde a 2.500 ha, a média indicou 200 sacas/ha. O Agrônomo João Carlos Antenoff explica que as mesmas condições que favoreceram a cultura da soja, beneficiaram também o cultivo do milho.

Além das culturas de soja e milho, foram avaliadas pela comissão outras cultivares existentes no município. Entre elas: amendoim, feijão, batata doce, sorgo, aveia branca, centeio, cevada, canola, linho, cana de açúcar, mandioca e erva mate.

A COLMEIA – Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias, é formada por representantes da EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Agricultura, Cotrijuí, Banrisul e Sicredi.