Início » Agricultura » Nestle e SMA promovem palestra sobre uso de antibióticos

Nestle e SMA promovem palestra sobre uso de antibióticos

postado em: Agricultura

A empresa Nestle juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) promoveram na tarde de quarta-feira, 11, na Câmara de Vereadores, palestra para tratar sobre o uso de antibióticos. Ministrada pelo Médico Veterinário e Supervisor Regional da Sia Brasil (Serviço de inteligência em agronegócios), Marcelo Irala, a conversa teve como público alvo, produtores de leite ligados ao grupo da Nestle e demais interessados.

O médico veterinário, Marcelo Irala, iniciou mostrando que o mercado, o consumidor está cada vez mais criterioso quando se trata da origem e produção de alimentos. Para tanto, trouxe para sua explanação o uso de antibióticos em animais e a produção de leite. Além das propriedades, características e uso, o veterinário frisou durante toda a palestra que os antibióticos têm ação específica, ou seja, para combater infecções e que não deve ser usado no combate da dor ou febre do animal.

Quando não respeitado a carência e especificidade dos antibióticos, podem ficar resquícios da substância no leite. Segundo Marcelo, entre as principais razões para que produtores, autoridades de saúde pública e consumidores se preocupem com os resíduos de antibióticos no leite são as reações alérgicas, aparecimento de câncer e lesões da medula e aparecimento de bactérias resistentes. É por isso que a Organização Mundial da Saúde considera o uso de antibióticos na produção humana um risco crescente para a saúde humana.

A palestra serviu como alerta para que produtores tenham cuidado quanto ao uso indiscriminado da substância que é prejudicial à saúde humana. Se usado de forma correta tem ação benéfica para o animal. Ele salientou ainda que a maioria das bactérias se desenvolve no ambiente e dessa forma, seria prático cuidar do meio em que está inserido o animal, para que não se precise fazer o uso de antibiótico. Ao final, Marcelo agradeceu o convite da Nestle, o suporte da SMA e a presença dos produtores. O veterinário concluiu dizendo que “o conhecimento sobre o uso de antibióticos é necessário para se ter uma vida mais segura”.