Início » Educação » “Avaliação escolar em tempos de isolamento social” é tema de videoconferência

“Avaliação escolar em tempos de isolamento social” é tema de videoconferência

postado em: Educação

A forma de lecionar e, especialmente, a avaliação escolar em tempos de isolamento social tem inquietado os professores, já que a Pandemia de COVID-19 transformou a realidade educacional. Estes novos desafios foram tema de videoconferência organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e ministrada aos professores da Rede Municipal de Ensino de Chiapetta, no último dia 14 de julho.

A videoconferência foi ministrada pela consultora Pedagógica do Sistema de Ensino SIM/FTD Professora Lucineia de Castro. O tema discutido foi muito importante para enriquecer ainda mais o trabalho que os professores vêm realizando na rede municipal de ensino nesse momento novo e desafiador. De acordo com a consultora, o professor deve ter um olhar contínuo ao aluno e uma avaliação constante. A avaliação a distância deve ser encarada mais como um diagnóstico do que como uma classificação.

Com as aulas suspensas desde o dia 19 de março, já se passaram 93 dias. De acordo com a SMEC, alunos desde a educação infantil até as séries finais do Ensino Fundamental tem recebido as atividades remotas, seja por aplicativo de mensagens (WhatsApp) e videochamadas, Google Meet, disponibilização de xerox nas escolas ou por meio das apostilas do Sistema de Ensino SIM/FTD, implantado desde 2019 para alunos do 1º ao 6º ano. Já a avaliação dos alunos tem sido feita a partir da realização das atividades. Preocupados em garantir acesso a aprendizagem a todos os alunos, a equipe pedagógica e professores também entram em contato com as famílias para auxiliar no que é possível.