Início » Assistência Social » Oficina online aborda o tema da violência doméstica e familiar

Oficina online aborda o tema da violência doméstica e familiar

postado em: Assistência Social, CRAS

Em meio à crise do novo coronavírus, a quarentena tem sido a medida mais segura para amenizar o contágio e a propagação do vírus. Porém, a ideia de que nossa casa é um local seguro e acolhedor não é uma realidade para todas as mulheres brasileiras. Muitas delas dividem o espaço com seu agressor e vivem clima de tensão e medo.  Pensando nisso, o Centro de Referência de Assistência Social incluiu o tema da Violência contra a Mulher nas oficinas online do Programas Juntos Somos Mais – Todos contra o Mal Invisível, desenvolvido com as mulheres participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

De acordo com a equipe de referência, “a vulnerabilidade eleva o nível de insegurança dessas mulheres e faz com que sofram caladas na maioria das vezes, por isso a iniciativa de proporcionar conhecimento e empoderamento às mulheres”. Durante as oficinas foi explanado às participantes o que é a violência doméstica e familiar, bem como caracterizar as suas formas: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, demonstrando a importância de não se calar diante de uma situação de violência.

Além da reflexão e conversas proporcionadas no grupo de WhatsApp, cada participante recebeu em sua casa um diário para servir como forma de representar a voz feminina em prol de seus direitos. Confeccionada pela equipe do CRAS, o diário conta na capa com a mensagem “Não se cale! Denuncie toda violência contra a Mulher no ambiente doméstico e familiar. Ligue 180”.