Início » Saúde » Município investe no enfrentamento a pandemia, mesmo com forte queda de arrecadação

postado em: Administração, Saúde

O município de Chiapetta vem sofrendo fortemente os impactos financeiros decorrentes da queda de arrecadação em virtude da pandemia provocada pelo Coronavírus. Principal receita, o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) para garantir pelo menos o mesmo valor de 2019, vem recebendo parcelas extras do governo federal, e o ICMS, outra receita importante, somente no mês de abril teve queda de aproximadamente R$ 250 mil em relação ao ano anterior.

A sanção da Lei Complementar 173/2020, na semana que passou, que dispõe sobre o auxílio financeiro do Governo Federal a Estados e Municípios, vem em boa hora, mas ameniza apenas parte do problema. Para o município de Chiapetta, o valor previsto é de R$ 489.320,05, em 04 parcelas de pouco mais de R$ 122 mil. Do total, R$ 54.400,13 deverá ser gasto em ações de saúde e assistência social. O restante vem para amenizar parte das perdas com arrecadação. Segundo o prefeito Eder Both, “o repasse anunciado, sem dúvida vai ajudar, mas representa menos da metade do prejuízo que o município vem tendo. O fato é que até o momento, por conta da pandemia, o município recebeu para a Saúde apenas um repasse de R$ 8.403,00 e outro de R$ 2.376,00, o que é insignificante perto da demanda que surge para estarmos preparados para enfrentar a doença”.

Além do atendimento à atenção básica, a administração apoia a Associação Hospitalar Chiapetta. Além da antecipação do valor de R$ 55.000,00 referente a parcela do mês de dezembro/2020, na última sessão a Câmara de Vereadores aprovou o repasse de mais R$ 140.000,00 ao Hospital para aquisição de um equipamento de Raio-x, o qual será instalado nos próximos dias. Em andamento ainda a aquisição de uma ambulância furgão 0 KM no valor de R$ 222.000,00, mais os equipamentos, o que vai representar um total de mais de R$ 400.000,00 em investimentos.

Por fim, vale destacar a busca de recursos por meio do cadastramento de projetos e também de emendas parlamentares. Na área de Assistência Social, por meio do Projeto Cuidado e Cidadania ao Idoso Prioritário, Chiapetta recebeu junto ao Fundo Estadual da Pessoa idosa o valor de R$ 30 mil, onde foi possível a compra de cestas básicas e vale-gás que estão sendo distribuídos às famílias com idosos acima de 60 anos e renda mensal de até três salários mínimos e per capta de até 01 SM.  Na área da saúde, foram conquistadas duas emendas parlamentares que serão repassadas diretamente a Associação Hospitalar Chiapetta, sendo R$ 100 mil indicados pelo Senador Luis Carlos Heinze e R$ 150 mil pelo Deputado Federal Marcelo Brum. “Apesar das dificuldades, sempre trabalhamos com muita responsabilidade e felizmente estamos conseguindo nesse momento tão delicado investir em saúde sem comprometer as outras demandas da sociedade”, finaliza Eder.

Apesar de todos os investimentos, não podemos esquecer que para vencermos essa doença o fundamental é a conscientização e a colaboração da sociedade, dependemos da atitude de todos os munícipes, especialmente em relação as orientações de higiene, uso de máscaras e distanciamento social, para unidos, superarmos esse enorme desafio.