Início » Saúde » Campanha de Vacinação contra a gripe inicia na próxima segunda-feira, 23

Campanha de Vacinação contra a gripe inicia na próxima segunda-feira, 23

postado em: Saúde

A primeira fase de vacinação será para idosos e profissionais da saúde

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) será antecipada neste ano por causa do coronavírus. A imunização, que costuma ser feita em abril, vai começar em 23 de março.

O Ministério da Saúde inverteu a ordem de público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Primeiro, serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população. A decisão da pasta é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade pode levar a óbito. Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, precise fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus, no país

Do ponto de vista epidemiológico, as crianças são consideradas multiplicadoras de vírus respiratórios e, por isso, o PNI distanciou um público do outro. Serão duas semanas de intervalo entre uma fase e outra. Na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.

A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

No município de Chiapetta, de acordo com o Programa de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde nessa primeira fase devem ser imunizados 759 pessoas, entre elas idosos e trabalhadores da saúde. Ao todo, o público-alvo da campanha é de 1.689 pessoas e a meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às11h e das 13h30 às 16h30, na Unidade Básica de Saúde de Chiapetta. A Secretaria Municipal de Saúde tem adotado algumas medidas em função do Coronavírus e entre elas está a de que para a vacinação, a entrada será pela lateral da UBS, de frente para a Avenida Ipiranga, evitando assim aglomerações e o contato com quem fica na recepção aguardando para consultas.