Início » Educação » Educação Fiscal dentro e fora de sala de aula

Educação Fiscal dentro e fora de sala de aula

Os alunos das turmas do 8° e 9° ano da Escola Municipal Professora Lorette Fanck, acompanhados da Professora Miriam Colling, visitaram na manhã de terça-feira (22), o setor de ICMS da Prefeitura Municipal de Chiapetta. Na oportunidade, os estudantes realizaram a troca de notas por cartelas da Campanha Chiapetta Dá Prêmios.

De acordo com a professora de matemática, a atividade ligada a Educação Fiscal faz parte dos estudos em sala de aula. “Trabalhei com as turmas a importância da educação fiscal na vida de todo cidadão, da nota fiscal que é um direito do consumidor, dos impostos que todos pagamos e que através deles os Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipal revertem em saúde, educação, segurança, estradas, assim por diante. Foi um trabalho de grande importância para nossos alunos, pois perceberam de onde vem os recursos”, destaca Miriam.

Após a teoria aprendida em classe, os alunos tiveram como tarefa de casa juntar notas fiscais emitidas pelo comércio local durante o ano de 2019, para realizarem a troca dos documentos fiscais por cartelas da Campanha Chiapetta Dá Prêmios. Depois de preenchidas, as cartelas foram depositas na urna. A segunda etapa da promoção acontece no mês de dezembro, com o sorteio de R$ 10 mil em vale compras.

Durante a visita ao setor, os fiscais tributários também fizeram contribuições no sentido da importância da Nota Fiscal e o retorno, além de enfatizarem o cadastro junto a Nota Fiscal Gaúcha.

Educação Fiscal em toda a Rede Municipal Ensino

Além das turmas do 8º e 9º ano da EMEF Lorette Fanck, toda a Rede Municipal de Ensino do Município de Chiapetta conta com atividades voltadas à Educação Fiscal.  Desde os pequeninos da Educação Infantil até os maiores no Ensino Fundamental, todos participam e aprendem sobre situações envolvendo sistema monetário, consumismo, planejamento, orçamento familiar, pesquisa de preços, poupança e cidadania. Os temas são desenvolvidos dentro e fora de sala de aula, incluem pesquisas no comércio local, palestras e discussões, o que permite maior envolvimento e conhecimento.