Início » Saúde » Encontro do Grupo de Hipertensos e Diabéticos discute Alimentação Saudável

Encontro do Grupo de Hipertensos e Diabéticos discute Alimentação Saudável

postado em: Saúde

O ESF 2 promoveu na manhã desta quarta-feira (28), seu tradicional encontro com o grupo de Hipertensos e Diabéticos. Reunidos na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde, os participantes tiveram a oportunidade de verificar a pressão arterial, realizar o teste de glicose, fazer um lanche e aprender um pouco mais sobre alimentação saudável.

No grupo deste mês, a temática abordou “Os 10 passos para uma alimentação saudável”. A conversa foi ministrada pela nutricionista Simone Rozin que explanou o assunto de forma didática.

Confira os dez passos para uma alimentação saudável:

1º passo: Aumente e varie o consumo de verduras, legumes e frutas. Coma-os 5 vezes por dia.

2º passo: Coma feijão pelo menos 1 vez ao dia, no mínimo 4 vezes por semana.

3º passo: Reduza o consumo de alimentos gordurosos como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos para, no máximo, 1 vez por semana.

4º passo:  Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa.

5º passo: Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições.

6º passo: Reduza o consumo de doces, bolos biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para, no máximo, 2 vezes por semana.

7º passo: Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário.

8º passo: Aprecie a sua refeição. Coma devagar.

9º passo: Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis.

10º passo: Seja ativo. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro. Suba escadas. Não passe muitas horas assistindo TV.

O ESF 2 tem como coordenadora a Enfermeira Roberta, Dr Roger e Técnica de enfermagem Janice e agentes comunitários de saúde Maria, Jardéli e Lovane.

Próximo encontro

O encontro do mês de setembro já tem data marcada. O grupo de Hipertensos e Diabéticos do ESF2 se reunirá no dia 25 de setembro, as 8h30, na Câmara de Vereadores.