» » Idosa mais velha do município de Chiapetta completou 111 anos

Idosa mais velha do município de Chiapetta completou 111 anos

Comemoração do aniversário ocorreu na última semana.

Cipriana Soares ou Dona Piana como é conhecida, é sem dúvida, a idosa mais longeva do município de Chiapetta. Nascida em 11 de junho de 1908, possui 111 anos de idade, e pode ser considerada uma supercentenária – designação atribuída a uma pessoa que atinge a faixa de idade a partir de 110 anos de idade.

O aniversário foi no último mês, mas foi na quinta-feira passada (11), que alguns familiares comemoraram, de maneira simples, o aniversário de Dona Piana, em sua casa, localizada no Bairro Nova Esperança II. Nesta semana, uma das filhas, Dona Maria Lecinda Soares (Cinda como é conhecida), a qual mora com a idosa, conversou conosco, contando um pouco da vida da Mãe Cipriana.

Cinda conta que a mãe é natural de Santa Rosa e depois de morar em várias cidades das redondezas, estabeleceu moradia em Chiapetta aos 18 anos, na época já era casada. Cipriana é mãe de nove filhos de sangue, três homens e seis mulheres, e criou mais três filhos do coração. Além dos filhos, possui netos, bisnetos e até tataranetos.

Atualmente, Dona Cipriana está acamada, fala pouco e não enxerga, porém segundo a filha, ela não tem graves problemas de saúde. “Está lúcida, reconhece os familiares mais próximos, não tem colesterol alto, nem diabetes e a pressão é boa. O médico disse que está acamada por conta da idade avançada. Ela fica deitada na cama e quando é mais quente trazemos ela para a cozinha”. Cinda explica que ao longo da vida a mãe foi pouquíssimas vezes ao hospital. “Lembro que uma vez, quando ela era mais nova, trabalhava na lavoura, foi arrancar feijão e levou uma chuva e depois veio o sol quente. Parou no hospital. Depois disso, só agora nos últimos tempos que ela tem ido ao hospital, mas isso é raramente”.

Sobre o que gostava de fazer, a filha conta que Dona Piana gostava de bordar e costurar. Fazia pano de parede, toalha, tudo feito à mão”. Sobre os causos, a filha afirma que também gostava de contar. Principalmente causos sobre os chás e suas propriedades. “Contava que era bom o chá de alecrim, alfazema, poejo e alcanfor”.

Adepta de uma comida caseira e orgânica, Cinda acredita que esse é o segredo da longevidade da mãe. “A mãe sempre trabalhou na lavoura. Criava porco com abóbora e quirera, a carne era melhor, plantava mandioca, feijão, gostava de galinha caipira. Nossa salada era o ‘almeirão da capoeira’. Não tinha esses agrotóxicos. Acredito que alimentação era mais saudável e tudo isso acompanhado dos chás que sempre tomou. Esse eram os remédios daquela época”.

Dona Cipriana é bem reconhecida no município, não só por sua longevidade, mas também por sua simplicidade e carisma. Em 2016, o acendimento do fogo simbólico na abertura da Semana da Pátria ocorreu em sua residência. Autoridades e alunos das escolas municipais e estadual foram até a casa da cidadã que tanto orgulha o município, para acompanhar o acendimento do fogo. Na época ela contava com 108 anos de idade.

A Administração Municipal de Chiapetta parabeniza Dona Cipriana, lhe desejando muita saúde e agradecendo pelo exemplo de pessoa que é, motivo de muito orgulho para o todo município.