» » Definida a cédula de votação do Corede Celeiro para Consulta Popular 2018/2019

Definida a cédula de votação do Corede Celeiro para Consulta Popular 2018/2019

Prefeitos, Presidentes de Câmaras, de Comudes, do Corede Celeiro e Delegados eleitos nas assembleias municipais se reuniram na tarde da quarta-feira, 10, na Câmara de Vereadores de Chiapetta para a Assembleia Regional Ampliada. A etapa teve como finalidade a construção da cédula de votação para o Corede Celeiro, que será votada nos dias 26, 27 e 28 de junho durante a Consulta Popular 2018/2019.

O processo de construção da cédula de votação para o Corede Celeiro foi dirigido pelo coordenador Estadual da Consulta Popular Theonas Baumhardt. Durante a assembleia, os presentes decidiram que a cédula contará com os dez projetos mais votados durante as assembleias municipais. Destes, os quatro mais votados durante a eleição da Consulta Popular serão eleitos e receberão recursos. O valor destinado para o Corede Celeiro em 2018 é de R$3.127.000,00.

Além da cédula de votação, foram definidas as formas de distribuição dos valores da Consulta Popular. A maioria dos presentes decidiu que os quatro projetos eleitos terão distribuição igual, ou seja, 25% para cada um. Já a distribuição por município será pela proporcionalidade de votos em relação ao número de eleitores. Definido também pelos órgãos de segurança presentes que, se a proposta da área for uma das eleitas, o valor será investido em projeto único regional.

Os projetos que constarão na cédula de votação serão os seguintes:

SDR – Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar

SSP – Reaparelhamento dos Órgãos de Segurança

SEAPI – Apoio a Cadeia Produtiva do Leite e da Pecuária de Corte

SEAPI – Manejo e Conservação de Solo

SES – Saúde da Família

SEDUC – Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem

SES – Ampliação, Reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimento de saúde vinculados ao SUS

SEDACTEL – Infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem receber

SEAPI – Cadeias Produtivas e Fomento Agropecuário – Suinocultura

SOP – Apoio a recuperação de estradas vicinais

A próxima etapa é a votação para a Consulta Popular, que será realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho em todo o Estado. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação. A votação será apenas em meio digital, de forma on-line através do site da Consulta Popular e de forma off-line, através de aplicativo desenvolvido pela PROCERGS, e disponibilizado para uso dos Coredes e Comudes para a captação de votos.