Início » Cultura » Sancionado o Plano Municipal de Cultura de Chiapetta

Sancionado o Plano Municipal de Cultura de Chiapetta

postado em: Cultura, Educação

O Prefeito Eder Both sancionou na última quarta-feira (26), o Plano Municipal de Cultura (PMC), projeto de origem do Executivo, aprovado  pela Câmara de Vereadores no último dia 24 de abril. O PMC é um conjunto de diretrizes, estratégias e metas que devem orientar o poder público na formulação de políticas culturais pela próxima década, sendo o último passo para a instalação completa do Sistema Municipal de Cultura no Município, que abre portas para recursos e investimentos na área cultural.

Dentre as metas do Plano: Fortalecer o Sistema Municipal de Cultura; Valorizar a cultura e a memória local, promovendo a identidade chiapettense; Aumentar a participação da juventude na elaboração de políticas públicas; Valorizar o turismo local; e Promover espaços de encontro e diálogo entre os fazedores de cultura no município.

As ações e metas foram construídas de forma coletiva e debatidas durante a Conferência Municipal de Cultura, reuniões do Conselho Municipal de Cultura e audiências públicas. Apesar de ser válido por 10 anos, uma das metas trata da mobilização para manter o Sistema Municipal de Cultura ativo e atuante, como fazer de dois em dois anos a conferência municipal de cultura, assim como os indicadores culturais  e a avaliação do Plano, se ele está sendo cumprido.