Início » Agricultura » Município Decreta situação de emergência devido à estiagem

Município Decreta situação de emergência devido à estiagem

postado em: Administração, Agricultura

O município de Chiapetta decretou situação de emergência em razão de estiagem. O decreto editado na última sexta-feira (20), considera o levantamento da Emater, das Secretarias Municipais da Agricultura, de Infraestrutura, da Assistência Social e Cidadania e da Defesa Civil do município apresentado durante reunião no gabinete municipal.

Conforme levantamento realizado pela EMATER, até o momento, as perdas nas áreas de milho para grão e silagem, soja e leite, principais atividades desenvolvidas no município, ultrapassam mais de R$ 59 milhões, assim como é registrada a falta de água em cerca de 30 propriedades rurais. Outras culturas também sofrem com a estiagem, como lavouras de feijão e hortifrutigranjeiros.

Para amenizar o problema da falta de abastecimento, a Prefeitura tem oferecido caminhão-pipa para abastecer as propriedades, assim como realizado a abertura de poços, açudes e bebedouros para animais.

Durante a manhã de hoje (23), o Prefeito em exercício Jorge Rochinheski recebeu no gabinete o Soldado Charles Teixeira da Defesa Civil Estadual juntamente com responsável pela Defesa Civil do município, João Carlos Antenoff, a Secretária de Administração, Luana Pitol, e a assessora de planejamento, Claudia Wagner. Na oportunidade, além da vistoria aos locais atingidos, Teixeira esteve orientando como o município deve proceder o encaminhamento do decreto e trâmites necessários para que o Estado possa dar sequência a homologação.