Início » Agricultura » Famílias do Reassentamento Cristo Rei recebem as escrituras

Famílias do Reassentamento Cristo Rei recebem as escrituras

postado em: Administração, Agricultura

A tarde de quarta-feira (21), foi marcada pela solenidade de entrega das escrituras aos moradores do Reassentamento Cristo Rei. Ao todo, 25 famílias receberam das mãos do Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Lopes, a titulação dos imóveis. O evento realizado na sede da comunidade, contou com a participação moradores da localidade e de autoridades municipais.

“É uma satisfação estar vivendo esse momento. É um fechamento de um ciclo de história de lutas, conquistas e realizações para as nossas famílias” comentou o Presidente da Comunidade, Benjamin Gallina. Moradores do reassentamento criado em 2002, buscavam há 20 anos a titulação dos imóveis. “A emoção faz parte da nossa vida porque tivemos que vestir a camisa e ir em busca de nossos direitos”, ressaltou Gallina.

O encerramento de um ciclo também foi utilizado pelo Prefeito Eder Both para descrever o momento vivido pelas famílias do reassentamento. “Essa em poucas palavras resume toda essa luta, tudo o que vocês viveram e sofreram. Hoje se fecha um ciclo quando vocês recebem finalmente essa titulação das áreas que vocês tinham. Feliz foi Chiapetta por receber vocês”, salientou o prefeito Eder.

“Sou produtor rural assim como vocês e a dignidade passa pelo título da terra”, salientou o Secretário Estadual Domingos Lopes afirmando que não poderia deixar de se fazer presente no ato sabendo da importância do momento. “Estou realmente feliz de poder estar aqui, porque sinto o que vocês estão sentido”.

O Reassentamento Cristo Rei foi criado em 03 de abril de 2002, abrangendo uma área de 729,21 hectares, dividido em 40 lotes, sendo estes utilizados por famílias realocadas pelo Estado do Rio Grande do Sul em função da demarcação da Reserva Indígena da Serrinha, oriundas dos municípios de Constantina e Engenho Velho.

O Reassentamento é constituído por famílias que ocupam lotes com área média de 12,2 hectares cujas atividades econômicas principais são a produção de grãos (soja, milho, trigo, aveia), leite e alguns casos a fruticultura.