Início » Educação » ”Peão” é a música campeã do 27º FEMUSEC

”Peão” é a música campeã do 27º FEMUSEC

postado em: Educação

O último final de semana (dias 4 e 5 de novembro), foi de Femusec em Chiapetta. A 27ª edição do tradicional Festival de Música Sertaneja de Chiapetta foi realizado no Salão Paroquial Católico e contou com a participação de 38 calouros vindos da região sul do Brasil para disputar os mais de R$ 11 mil em prêmios.

Após dois anos sendo transmitido em formato de live, devido a pandemia de Covid-19, o Femusec voltou a receber público em sua 27ª edição, como destacou a secretária municipal de educação e cultura, Arminda Inês Stücker: “É uma alegria enorme poder voltar com o Femusec de forma presencial, depois de dois anos em forma remota“. Durante a abertura do Festival, o prefeito municipal Eder Luis Both destacou que o formato presencial é o preferido da Terra da Produtividade. “É o formato que a gente gosta, porque tem o calor humano, o contato e a vibração do público. Para os artistas também passa a ser um outro nível para se apresentarem“. O fato também foi reforçado pela presidente do Lions Clube de Chiapetta, Nilce Roth, que destacou o comprometimento de várias entidades para a realização do evento.

A primeira noite do festival contou com a participação de calouros do município de Chiapetta. Ao todo, 24 participantes subiram ao palco para interpretar o melhor da música sertaneja, que disputaram as premiações das categorias Terra da Produtividade e Femirim Infantil (até 10 anos). Entre os vencedores, Davi Pires interpretou a música “Pense em Mim“ de Leandro e Leonardo e levou a premiação da Categoria Infantil, enquanto Gabriela Cruz levou o prêmio principal da noite, interpretando “Quem é Ele?“, de Zezé di Camargo e Luciano.

Já na segunda noite de festival, 17 calouros subiram ao palco para disputar as premiações Femirim Juvenil, Regional e Música Mais Popular. A caloura Rebeca da Silva interpretou a música “No dia em que saí de casa“, de Zezé Di Camargo e Luciano e sagrou-se bicampeã da Categoria Femirim Juvenil. Na Categoria Regional, a interpretação da música “Peão“ de Chrystian e Ralf levou a dupla Paulo Junior e Jonas, de Medianeira/PR, ao tetracampeonato. Eles que já haviam faturado a maior premiação do festival nas edições de 2018, 2019 e 2021 (e ainda teve um vice-campeonato em 2020) da FEMUSEC. O músico Jonas Dias, popular Chitão, que é chiapetense, destacou o tetracampeonato da dupla no Femusec: “É sempre bom voltar para casa e cantar para vocês. Obrigado aos amigos e a todos vocês“, disse.

Organizado pela Administração Municipal de Chiapetta, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Lions Clube e com parceria da Câmara de Vereadores, o XXVII FEMUSEC foi patrocinado pela Skynet e pela Rádio Ciranda. Além da cultura e entretenimento, todo o lucro obtido durante os dois dias de evento foi destinado em benefício do Banco Ortopédico que, desde a sua fundação, em 2017, equipamentos como cadeiras de rodas adulto e infantil, cadeiras de banho, andadores e muletas são emprestados às pessoas que necessitam de tratamento de curto e longo prazo, de forma gratuita. A maior parte dos equipamentos adquiridos pela entidade está emprestado, por isso a constante necessidade de adquirir novos equipamentos assim como realizar a manutenção daqueles que já possuem.

Antes do início do baile com a Banda Renovasom, o prefeito municipal Eder Luis Both destacou a importância do Festival da Música Sertaneja para Chiapetta, e reforçou que, com o passar dos anos, os festivais municipais na região foram desaparecendo e o de Chiapetta permanece. “O Femusec mais uma vez marcando história e colocando Chiapetta como evidência da cultura sertaneja e da música raiz. Esse ano fizemos uma experiência. Modificamos a data de agosto para novembro. São coisas que sempre avaliamos para proporcionar a melhor experiência para os calouros e participantes. Obrigado a todos que participaram“, finalizou o prefeito.

PREMIADOS

CATEGORIA LIVRE

1º Paulo Junior e Jonas – Peão – Medianeira/PR

2º Crys Vander – Marcedita – Passo Fundo/RS

3º Ede e Dieison – A Minha Vida – São Luiz Gonzaga e Cruz Machado/PR

4º Inajá e Matheus – Amor Rebelde – Boa Vista do Buricá/RS

5º Marcos Dellatorre – Pra Ser Feliz – Passo Fundo/RS

Música Mais Popular: Jorge Luiz – Página de Amigos – Chiapetta/RS

CATEGORIA TERRA DA PRODUTIVIDADE

1º Gabriela Cruz – Quem é Ele?

2º Gilmar Andrieski – Frente a Frente

3º Jéssica e Dias – O que tiver que vir virá