Início » Educação » Após dois anos de isolamento social, desfile cívico volta a ser realizado em Chiapetta; Confira o resumo

postado em: Educação

No último dia 4 de setembro, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura de Chiapetta, promoveu juntamente com as escolas, secretarias e entidades do município, o desfile cívico em homenagem à Independência do Brasil. O evento voltou a ser realizado no município este ano e ocorreu na Avenida Ipiranga, em frente ao palanque oficial. Em 2020 e 2021, devido a pandemia de COVID-19, o tradicional evento ficou ausente da programação municipal.

Ao som da Banda Marcial de Chiapetta, marcharam pela avenida crianças, jovens, adultos e idosos. O tema desse ano foi “Bicentenário da Independência: com educação e cidadania se faz um mundo melhor”. O tema, junto com as bandeiras, foram os primeiros a desfilar, seguidos pelo Grupo da Terceira Idade Amizade, CMD Chiapetta, Conselho Tutelar, AMAE, SMASC e CRAS.

Após os primeiros pelotões, foi o momento das homenageadas da Semana da Pátria: as escolas. A EMEI Pequeno Príncipe foi a primeira a desfilar, com as crianças vestidas de príncipes e princesas, seguida pela EMEI Bem-Me-Quer, que apresentou seu novo símbolo e presenteou o prefeito municipal Eder Luis Both com a flor símbolo da escola. Também desfilaram a EEEM Anchieta e EMEF São José. As escolas EMEF Haydêe Chiapetta e EMEF Professora Lorette Fanck foram as últimas desfilar no pelotão. Entre os destaques (Haydêe e Lorette Fanck), os projetos Recicle Bem, Faça o Bem, Projeto Vincular e Programe o Seu Futuro.

Depois dos pelotões das escolas, desfilaram pela Avenida Ipiranga a equipe do programa A Verdade que Liberta, ACIC e empresas filiadas a ACIC.

Em seguida, a Banda Marcial de Chiapetta fez a sua apresentação. Coordenada pelos instrutores Samir e Leandro Bermann e com o slogan “Tocando em Harmonia, encontramos a Paz”, apresentaram, além das marchas e músicas tradicionais, novidades e tendências, como uma versão da música ”Do Fundo da Grota”, do artista Baitaca.

Na sequência, foi a vez da Inovachi, Lions Club, PIM e Secretaria de Saúde passarem pela Avenida Ipiranga.

O tradicional Desfile Cívico contou mais uma vez com a participação de cavalarianos e representantes do CTG Relembrando Tio Lautério e do CTG Hermagoras Rolim de Inhacorá. E, para finalizar o desfile, passaram na Avenida Ipiranga a Patrulha Agrícola, o Transporte Escolar, o Grupo Amigos do Barro e o Clube de Motos