Início » Educação » Escolas são homenageadas na abertura da Semana da Pátria

Escolas são homenageadas na abertura da Semana da Pátria

postado em: Educação

Na manhã do dia 1º de setembro, foi realizada a abertura da Semana da Pátria. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em frente ao palanque oficial na Praça Carlos Chiapetta. A solenidade marca os 200 anos de Independência do Brasil, com o tema municipal “Bicentenário da Independência: com educação e cidadania se faz um mundo melhor“, em reconhecimento da importância da educação para o aprendizado, socialização, cuidados e proteção, especialmente das crianças e adolescentes, que foi fortemente impactada pela pandemia.

O Poder Público, através da Secretaria Municipal de Educação, homenageou as escolas E.M.E.I. Pequeno Príncipe, E.M.E.I. Bem-Me-Quer, E.M.E.F. São José, E.M.E.F. Haydêe Chiapetta, E.M.E.F. Professora Lorette Fanck e E.E.E.M. Anchieta que, diante dos desafios impostos na pandemia de COVID-19, as equipes diretivas, pedagógicas, professores, alunos e famílias se reinventaram e criaram meios de proporcionar o aprendizado.

Durante o protocolo do evento, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Arminda Inês Strücker, parabenizou em nome do Poder Público a todas as escolas e falou dos desafios enfrentados pelos professores durante a pandemia e da falta que as escolas fizeram como espaço de aprendizado e socialização. “As crianças e adolescentes de hoje serão os protagonistas amanhã. Eles contarão detalhes desse momento, os quais certamente não caberão nos livros de história”, disse. As diretoras e representantes das escolas agradeceram o gesto de gratidão e reconhecimento.

Ainda no evento, os alunos da EMEF Professora Lorette Fanck, do Projeto Vincular e os alunos do 3º Ano do Ensino Médio, da EEEM Anchieta apresentaram dois números artísticos, representando as Redes Municipal e Estadual de Educação. Ao final, a pastora Marieli Daiane Lamb Previatti, da IECLB, proferiu uma benção aos presentes, ao município e a Pátria.

O Fogo Simbólico da Pátria foi recebido no dia 17 de agosto, quando a Liga da Defesa Nacional – LDN/RS, distribuiu uma centelha no município de acordo com a maratona cívica e permanecerá acesa na pira do palanque oficial da Praça Carlos Chiapetta, até o feriado de 7 de setembro, data em que comemoramos a Independência do Brasil e que marca o encerramento da Semana da Pátria.

Após três anos, teremos novamente o tradicional desfile cívico de Chiapetta, que está previsto para este domingo (4 de setembro), na Avenida Ipiranga, com início às 9h.

Entre as autoridades presentes estiveram o Prefeito em Exercício Jorge Rochinheski, secretários, diretoras e vice-diretoras das escolas homenageadas, vereadores, coordenadoras pedagógicas, professores, alunos, servidores, Conselho Municipal de Educação, representantes das igrejas e comunidade em geral.