Início » Educação » Chiapetta implementa o programa ”Recicle Bem, Faça o Bem”

Chiapetta implementa o programa ”Recicle Bem, Faça o Bem”

postado em: Educação

O município de Chiapetta, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está implementando um programa inédito no Brasil. Trata-se do programa “Recicle Bem, Faça o Bem”, desenvolvido com o objetivo de conscientizar e estimular crianças e jovens sobre o processo de reciclagem e separação correta de embalagens que serão descartadas, além de desenvolver projetos educacionais ligados à área de sustentabilidade e educação ambiental.

O objetivo principal do programa é criar uma cultura socioambiental correta nas escolas, formando cidadãos conscientes e multiplicadores de práticas sustentáveis. O projeto irá realizar uma espécie de “troca” de embalagens recicláveis por materiais escolares e uniformes sustentáveis, com viés educativo para os alunos do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino.

Neste primeiro ano, o programa disponibilizará duas máquinas coletoras eletrônicas (ecopontos), a qual, através de aplicativo para celulares, gerará a contagem de pontos e irá medir o engajamento dos alunos envolvidos. Os ecopontos estão disponibilizados em dois pontos: Na EMEF Professora Lorette Fanck e na EMEF Haydêe Chiapetta, na Localidade Nova Conquista – a qual também contemplará os alunos da EMEF São José.

As equipes diretivas e pedagógicas, juntamente com os professores, realizaram a primeira formação no dia 4 de agosto, através do Google Meet. Na próxima semana, as escolas irão cadastrar os alunos e disponibilizarão senhas aos pais que queiram baixar o aplicativo e acompanhar o desempenho de seus filhos no programa.

Os alunos também receberão cartilhas educativas e ecobags sustentáveis para transportarem até a escola suas embalagens para depositar no ecoponto, as quais serão encaminhadas posteriormente para as usinas de reciclagem, transformando-os em matéria-prima novamente e retornando ao mercado consumidor na forma de uma nova embalagem, finalizando assim o ciclo completo da reciclagem.