Início » Agricultura » Município de Chiapetta vai celebrar o Dia Internacional do Leite com programação

postado em: Administração, Agricultura

Com objetivo de valorizar os produtores de leite, demonstrar a importância do produto produzido com qualidade e excelência, assim como estimular o consumo do leite e seus derivados, a Administração Municipal de Chiapetta por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Câmara de Vereadores e a Fazenda San Diego promovem a segunda edição do evento em comemoração ao Dia Internacional do Leite. A programação ocorre no dia 1º de junho e vai reunir discussões em torno do tema, palestras, teatro, concurso de sobremesas, degustação e oficina de produtos derivados do leite.

A comemoração prevista para iniciar nas primeiras horas da manhã do dia 1º de junho se estende ao longo do dia, permitindo a participação tanto dos produtores de leite, os grandes homenageados do dia, assim como a comunidade em geral. A partir das 6h da manhã, no Centro de Múltiplo Uso da Praça Carlos Chiapetta, ocorre a abertura do evento, transmitida ao vivo pela Rádio Ciranda, parceira da programação. Ainda no local haverá café da manhã e degustação de queijos produzidos pelas mulheres rurais durante curso oferecido pela Emater/Ascar. Em seguida, os estudantes participam de teatro alusivo ao Dia do Leite apresentado pelo Sindilat/RS.

A partir das 10h da manhã, a programação volta-se especialmente aos produtores de leite, na sede da Comunidade Cristo Rei. O evento a ser realizado no ginásio da localidade proporcionará aos participantes acompanharem a experiência de sucesso com a empreendedora da Agroindústria Queijos da Nena, dados sobre o setor leiteiro, assim como participar de concurso de sobremesas derivadas do leite e sorteio de brindes. Ao meio-dia será servido almoço.
A programação retorna para o Centro de Múltiplo Uso da Praça no período da tarde, a partir das 14h. Está previsto teatro para os alunos das escolas municipais e estadual e ainda oficina de derivados do leite ministrado pelo Senar. O encerramento do evento ocorre às 18h, ao vivo pela Rádio Ciranda.

Com uma vasta programação, haverá também passeio de dindinho para as crianças e distribuição de iogurte, achocolatado e outros produtos derivados do leite.

O evento em comemoração ao Dia Internacional do Leite realizada pela Administração Municipal de Chiapetta através da sua Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (SMAP), Câmara Municipal de Vereadores e Fazenda San Diego conta com o apoio da Schefel Consultoria Agrícola, Emater/Ascar, Sindilat/RS, Sindicato de Ijuí, Senar, SkyNet Telecom e Rádio Ciranda.

Oficina de Produção de Derivados do Leite

Com objetivo de celebrar a data, mas também de promover conhecimentos, a organização do evento vai oportunizar Oficina de Produção de Derivados do Leite. A capacitação que conta com a parceria Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Ijuí, responsável por ministrar a oficina, é aberta a participação da comunidade, donas de casa, trabalhadores e profissionais da área da culinária, enfim, a quem possa se interessar.
A partir da matéria-prima leite serão produzidos alguns produtos derivados do leite, como por exemplo, iogurte e queijos. Para participar os interessados devem comparecer no Centro de Múltiplo Uso. A capacitação inicia às 16h. Serão oferecidas 25 vagas.

Fique por dentro da programação: