Início » Assistência Social » Palestras nas escolas marcam o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (SMASC) em parceria com o Conselho Tutelar estiveram realizando nessa quarta-feira, dia 18 de maio, data em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, visitas as Escolas Lorette Fanck e Anchieta. Na oportunidade, as equipes estiveram conversando com os estudantes que frequentam os turnos da manhã e da tarde.

Reunidos nos auditórios de cada escola, os estudantes receberam orientações dos Conselheiro Tutelares, Assistente Social e Psicóloga. A Equipe da SMASC abordou especialmente o surgimento da data, determinada por Lei em 2000 em memória à menina Araceli Crespo, sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973,  e ainda sobre a Campanha Faça Bonito, mobilização de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes que ocorre em todo o país e que tem uma flor como símbolo, demostrando a leveza, pureza e inocência.

Já os Conselheiros Tutelares trabalharam com o Semáfaro do Toque, uma forma didática de ensinar as crianças sobre partes de seu corpo, onde elas podem e não podem ser tocadas de acordo com as cores do semáforo do nosso dia a dia. Ao final, cada estudante recebeu um adesivo contendo a ilustração do semáforo, cartão e bombom.

Além das palestras, a Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania vem juntamente com o CRAS trabalhando a temática do dia 18 de maio há mais tempo. Desde a última semana, todos os usuários dos grupos que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social participaram das discussões, intervenções e oficinas realizadas pela equipe. A proposta é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta dos direitos das crianças e adolescentes.