Início » Agricultura » Município decreta situação de emergência devido à estiagem

Município decreta situação de emergência devido à estiagem

postado em: Administração, Agricultura

O município de Chiapetta decretou na quinta-feira (23), situação de emergência em razão de estiagem ocorrida no município há mais de trinta dias. O decreto considera o levantamento da Emater, Secretaria Municipal da Agricultura e defesa civil do município apresentado durante reunião no gabinete municipal.

Conforme levantamento, as perdas nas áreas de milho para grão e silagem, soja e leite, principais atividades desenvolvidas no município, ultrapassam mais de R$ 86 milhões, assim como é registrada a falta de água em cerca de 40 propriedades rurais. Outras culturas também sofrem com a estiagem, como lavouras de feijão e hortifrutigranjeiros.

Para amenizar o problema da falta de abastecimento, a Prefeitura tem oferecido caminhão-pipa para abastecer as propriedades, bem como tem auxiliado na abertura de poços e açudes para obtenção de água para os animais.

O documento já foi encaminhado à Defesa Civil do Estado, aguardando a vistoria e posterior homologação do decreto.