Início » Administração » Comitiva busca projetos para município de Chiapetta

Comitiva busca projetos para município de Chiapetta

postado em: Administração

Com objetivo de buscar novos projetos visando o desenvolvimento de Chiapetta nas mais diferentes áreas, a Comitiva formada pelo Prefeito Municipal Eder Both, vice Jorge Rochinheski e os vereadores João Antenoff, Jonatan Kuhn e Mario Maçalai esteve, entre os dias 18 e 22 de outubro, cumprindo uma série de compromissos e audiências em Porto Alegre e Brasília.

Na Capital do Estado, junto a Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM) os representantes estiveram reunidos com o Secretário Luis Carlos Buzzatto e o Deputado Dirceu Franciscon acompanhando o Projeto da Pavimentação Asfáltica até o entroncamento com a comunidade Cristo Rei, a qual o município busca junto ao Estado através  do Projeto Avançar – Pavimenta, o valor de R$1 milhão para a realização da obra.

No gabinete do Deputado Estadual Ernani Polo foi tratada da problemática que está presente na região, a falta de segurança no meio rural, furtos de pivôs e produtos agrícolas que estão se agravando cada vez mais. O parlamentar realizou encaminhamento junto a Chefe de Polícia Civil e da Brigada Militar do RS para o enfrentamento a essa situação.

Na Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, entre as pautas, projetos de irrigação para os agricultores e a cedência de máquinas para auxiliar nos trabalhos da Secretaria de Infraestrutura. Já a audiência na Secretaria de Obras e Habitação tratou da drenagem pluvial urbana, onde o município busca resolver a situação de alagamentos em pontos mais baixos da cidade. Por fim, na Secretaria da Educação o assunto foi o transporte escolar dos alunos do estado.

Na capital Federal, o primeiro compromisso junto ao Palácio do Planalto e o da Ministério da Agricultura foi a liberação da Motoniveladora, já licitada pelo município, a qual deve ser entregue nesta sexta-feira (29).

Junto aos Deputados Federais, os representantes trataram da busca emendas parlamentares para projetos em diversas áreas. Entre elas, pavimentação asfáltica urbana e rural, equipamentos para as secretarias de Infraestrutura e Agricultura para prestação de serviços aos agricultores, construção de pavilhões para o Distrito Industrial, aquisição de veículos para o CRAS e o Transporte Escolar, construção de novo pórtico na entrada da cidade de Chiapetta, construção de caminhódromo, pavilhão de eventos para o parque de rodeios do CTG Relembrando Tio Lautério, cobertura da quadra do bairro Nova Esperança II e recursos para a Secretaria Municipal de Saúde e a Associação Hospitalar Chiapetta.

Além disso, foi tratado juntamente com prefeitos de outras regiões, a instalação de indústrias na região Celeiro para agregação de valor, desenvolvimento e geração de empregos.  A ideia de indústrias que processem o grão que é produzido aqui com quantidade, qualidade e tecnologia foi apresentada aos parlamentares.

Com o Senador Luis Carlos Heinze e os Ministros de Infraestrutura e do Tribunal de Contas da União, Tarcísio Gomes e João Augusto Nardes, foram tratadas além de pautas do município, a construção de ponte interestadual RS/SC entre os municípios de Barra do Guarita e Itapiranga. Projeto de longo prazo que a região vem sonhando há muitos anos e que é uma caminhada que está se percorrendo e que representará muito mais desenvolvimento.