Início » Obras » Confirmada a restauração completa da ERS-571, rodovia de acesso a Chiapetta

Confirmada a restauração completa da ERS-571, rodovia de acesso a Chiapetta

postado em: Administração, Obras

O município de Chiapetta recebe com alegria o anúncio oficial para um dos pleitos tão aguardados: a restauração da ERS-571. O Governo do Estado acaba de confirmar o investimento de cerca de R$10 milhões que permitirá a recuperação completa dos 16 quilômetros de pista.

Principal rodovia que dá acesso ao município, é pela ERS-571 que escoa a produção de Chiapetta e de municípios vizinhos, são transportados os pacientes até centros de referências e os estudantes até as instituições de ensino da região, por onde circulam os viajantes que movimentam o comércio local, bem como os visitantes que chegam até o município.

O trecho encontra-se em péssimas condições de trafegabilidade. Construída em 1985, passou por restauração em 2004 e de lá para cá tem recebido somente operações tapa-buracos que não tem mais surtido efeito, por isso a reivindicação de uma restauração completa e qualificada da rodovia.

O Prefeito Eder Luis Both acompanhou a transmissão do anúncio de mais essa conquista para a comunidade, pleiteada pela Administração Municipal e a Câmara de Vereadores, com apoio dos municípios vizinhos e das lideranças políticas e empresariais da região. “É uma alegria imensa saber que o pleito tão esperado vai enfim se concretizar. Conquista que é fruto de muita articulação e união entre várias lideranças de todos os partidos, e que vai beneficiar toda a comunidade”, destacou o prefeito agradecendo a todos que apoiaram a causa.

Eder também relembra que o anúncio da obra de recuperação vinha sendo aguardado desde o mês de janeiro, período em que o Governo do Estado sinalizou que daria atenção à rodovia em 2021. “Unimos forças para reivindicar esta obra e juntamente com o Vice-Prefeito Jorge Rochinheski e os nove vereadores do município fomos até Porto Alegre no fim de janeiro, participamos da audiência com o Deputado Estadual Ernani Polo, que na data assumia como Governador em exercício, e também com a participação do Secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. Oportunidade em que foi entregue um dossiê completo sobre a rodovia e assumido o compromisso de restauração da ERS-571”.

O planejamento da obra prevê limpeza das laterais da pista, correção e nivelamento e por fim, o recapeamento total da ERS-571. A empresa Continental do município de Santa Rosa será a responsável pelas obras de restauração que devem ter início ainda neste mês de junho.

Relatório PRÓ-ERS-571

O dossiê completo da rodovia entregue pelos representantes municipais apresenta a situação em que se encontra a rodovia ERS-571, sua importância para a região e a extrema necessidade de recuperação da mesma, em benefício das populações dos municípios da região e outras que trafegam nesta rodovia, assim como registro fotográfico da via. O documento elaborado pelo município de Chiapetta contou com apoio das Prefeituras, Câmaras de Vereadores e secretarias dos municípios de Santo Augusto, Inhacorá, São Valério do Sul e Alegria, bem como entidades, Associações Comerciais e Empresas de Grãos, todas apoiando o pleito.