Início » Agricultura » CISA de Ijuí cria departamento para apoiar agroindústrias da região

CISA de Ijuí cria departamento para apoiar agroindústrias da região

postado em: Administração, Agricultura

O Prefeito Eder Luis Both esteve na última quarta-feira (26) representando os prefeitos que fazem parte Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISA), em uma importante reunião na sede do CISGA (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha) para troca de experiências e para debater implantação já aprovada, da Câmara Técnica de Inspeção de produtos de origem animal, que representará certamente um divisor de águas no  desenvolvimento de agroindústrias em toda a região Noroeste do Estado.

O intuito é oferecer além do suporte especializado a todos os 43 municípios que fazem parte do CISA ou a qualquer agricultor empreendedor que queira desenvolver uma agroindústria ou um negócio de processamento de produtos de origem animal, também uma equipe responsável pela fiscalização e emissão dos selos. “A emissão das autorizações é feita aqui na região e o que se busca é que a equipe tenha equivalência ao Ministério da Agricultura (MAPA), que é o que o Consórcio da Serra Gaúcha tem, por isso fomos até lá conhecer e trocar ideias”, destacou o Prefeito Eder.

Com isso, as agroindústrias da região que serão inspecionadas pela equipe criada dentro do CISA em Ijuí, poderão vender em toda a região e inclusive em todo o país. Além de facilitar e assessorar a abertura dos negócios será buscada essa possibilidade de poder licenciar as agroindústrias da região para que possam comercializar seus produtos a outros estados.

Ainda conforme o Prefeito Eder, “É um passo adiante. O município de Chiapetta já conta com o SUSAF/RS para as agroindústrias familiares e o SISBI já contempla todos os portes de agroindústrias. É muito importante para facilitar e dar celeridade aos processos de criação de indústrias do agro dentro da região, a qual apresenta excelência na produção de grãos, mas que tem muito campo ainda para avançar na área de processamento e industrialização desses grãos. E um dos principais entraves é a demora e a burocracia, que em muitos casos precisa ir para o Governo Federal que fica distante e que não tem a rapidez necessária e tendo essa estrutura em Ijuí ficará muito mais fácil”.

Estiveram presentes também a Diretora Executiva do CISA, Elizabete Rolim, os assessores jurídicos John Gemelli dos Santos e Gilberto Scapini e o Médico Veterinário do Município de Tenente Portela Mario Andres.