Início » Agricultura » Município de Chiapetta conquista Ensiladeira Autopropelida

Município de Chiapetta conquista Ensiladeira Autopropelida

postado em: Agricultura

Chiapetta acaba de receber mais um grande investimento da Administração Municipal. A nova Ensiladeira Autopropelida, conquista de mais de meio milhão de reais, chega para compor a frota da Patrulha Agrícola e auxiliar ainda mais o atendimento aos produtores de gado de leite e de corte do município. O recebimento no final da tarde desta terça-feira (18) ocorreu em frente à Praça Carlos Chiapetta, na presença de autoridades municipais.
A Ensiladeira Autopropelida da marca Arley, é fruto de investimentos próprios do município (R$ 465 mil) e da destinação de emendas parlamentares dos Deputados Federais Elvino Bohn Gass e Dionilso Marcon no valor total de R$200mil. “Orgulho para nossa comunidade ter na Patrulha Agrícola, a escavadeira hidráulica, recebida há alguns dias atrás, e a partir de hoje essa ensiladeira, demanda que vinha sendo discutida mesmo antes da pandemia pelo Conselho Agropecuário, vereadores, Emater e pela Secretaria da Agricultura e possível a partir de investimentos do município e da utilização de emendas parlamentares. Sem dúvida, um investimento muito importante, que vai ajudar no dia a dia de nosso agricultores, para a produção de silagem e para que possam ter mais rentabilidade no campo” frisou o Prefeito Eder Luis Both.
Atualmente, a Patrulha Agrícola disponibiliza para a produção de silagem três ensiladeiras pequenas, sendo que duas delas receberam novas plataformas recolhedoras de silagem no mês de janeiro, uma grande de cinco linhas e mais oito carretas basculantes. “Com a chegada de mais essa máquina, será possível ampliar ainda mais o atendimento aos produtores e dar maior agilidade aos serviços, já que a plataforma colhedora permite colher sete linhas de milho ao mesmo tempo”, destacou o Secretário da Agricultura Valdecir Dorn, contente com a chegada de mais um equipamento.
Um dos diferenciais da máquina é o sistema Cracker multi disco, peça responsável pelo esmagamento do grão. “O que importa na produção de leite é amido liberado pelo grão ao ser quebrado e essa máquina possui esse sistema, a aquisição era o que nós precisávamos aqui em Chiapetta”, salientou o consultor agropecuário e responsável por assessorar propriedades de leite no município, Carlos Schefel.
Apesar de entregue, o município aguarda alguns trâmites junto ao Ministério da Agricultura para poder efetivamente utilizar ensiladeira nas lavouras.
Durante a entrega da Ensiladeira Autopropelida participaram o Prefeito Municipal Eder Luis Both, Vice Jorge Rochinheski, Presidente da Câmara de Vereadores Enio Alberto Delatorre, Secretário da Agricultura Valdecir Dorn, de Obras Rurais André Otonelli, Obras Urbanas Zevir de Vargas Moura, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Elíria Volmer, Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) Rafael Damian, Representando o Deputado Bohn Gass Célia Padilha, Representando o Deputado Marcon Janavio Ferreira, Vereadores João Carlos Antenoff, Jonatan Kuhn, Aldair Maron, Consultor Agropecuário Carlos Schefel e os servidores Gilberto do Nascimento e Jones Padilha.