Início » Educação » Administração Municipal dá início as discussões em torno do Programa de Empreendedorismo e Inovação

postado em: ACIC, Administração, Educação

Visando dar seguimento ao projeto de empreendedorismo e inovação no município de Chiapetta, foi promovido no último dia 29 de abril, no espaço da Associação Comercial e Industrial de Chiapetta (ACIC), encontro para dar início as discussões em torno do que pretende ser um grande programa de qualificação e geração de oportunidades no mercado de trabalho, o PEICHI (Programa de Empreendedorismo e Inovação de Chiapetta).

O Programa idealizado pela Administração Municipal pretende unir os diversos agentes responsáveis pela formação do jovem profissional: Secretarias Municipais, ACIC, Escolas, SEBRAE, Universidades e outros parceiros.

A ideia é ampliar o que já vem sendo feito no município de Chiapetta. Atualmente, o tema do empreendedorismo é trabalhado desde muito cedo, já na educação básica alunos do 1º ao 5º ano aprendem sobre educação financeira, mais tarde, do 6º ao 9º ano são oportunizados outros importantes programas: O JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), Projeto Vincular, APP-Inventor e o Programe seu Futuro, esses dois últimos com a parceria das universidades e que também contemplam os estudantes de ensino médio. Por fim, também é disponibilizado espaço para pôr em prática o modelo de negócio junto a Incubadora Municipal de Empresas (INOVACHI) e acesso a Sala do Empreendedor.

Todas essas iniciativas fazem parte do PEICHI que pretende ainda implantar a Central de Carreiras, oportunizando ao jovem experenciar o mercado de trabalho e assim descobrir a vocação/perfil profissional. De outro lado, oportunidade para que as empresas conheçam novos talentos que possam ser recrutados para o trabalho em vagas que existem e não são preenchidas por não encontrar as pessoas certas para o cargo.

Este é apenas o primeiro encontro. Outros espaços de discussão ainda serão organizados no decorrer dos próximos dias. A ideia é que o Programa de Empreendedorismo e Inovação possa ser lançado em breve.