Início » Assistência Social » Doações do imposto de renda proporcionam desenvolvimento de projetos com crianças e adolescentes

Doações do imposto de renda proporcionam desenvolvimento de projetos com crianças e adolescentes

Encerra no dia 30 de abril de 2020, o prazo para a Declaração do Imposto de Renda. Durante o período, os contribuintes poderão realizar doações de até 3% do imposto ao Fundo da Criança e do Adolescente (FIA) e contribuir com projetos desenvolvidos no município de Chiapetta.

O procedimento é simples e não gera custos a mais para o contribuinte. Pessoas Físicas que entregam a declaração do Imposto de Renda pelo modelo completo podem contribuir. Os valores são repassados integralmente a entidades sociais cadastradas no município e com projetos assistenciais aprovados.

Para doar é preciso seguir alguns passos. Entre no site da Receita Federal e baixe o programa para declaração do imposto de renda. Faça sua declaração no modelo completo por deduções legais. Selecione a opção Doações Diretamente na Declaração ECA. Veja o valor que pode ser destinado. Clique em novo, selecione o município e escolha o valor a ser destinado. Gere a DARF e faça o pagamento até 30 de abril. Caso seja o seu contador quem realiza a declaração, peça para que ele realize o procedimento.

Beleza e arte em movimento

Em 2019, o projeto intitulado Revitalização das Invernadas Artísticas: Beleza e arte em movimento, do CTG Relembrando Tio Lautério, recebeu o valor de R$10 mil para a compra de indumentária gaúcha para cerca de 60 crianças e adolescentes que participam das invernadas artísticas da entidade. A partir da iniciativa foi possível reduzir o custo das vestimentas utilizadas por prendas e peões durante as apresentações e, consequentemente, incluir mais crianças e adolescentes no CTG. Além disso, outros objetivos foram alcançados. Entre eles, oportunizar a dança como meio de socialização da amizade e solidariedade, proteção em situações de vulnerabilidade e garantir acesso público independente de classe, cor, gênero, religião e outros.