Início » Agricultura » Boas perspectivas para projeto de construção de abatedouro no município

Boas perspectivas para projeto de construção de abatedouro no município

postado em: Administração, Agricultura

Com a conquista da equivalência ao SUSAF, o qual permite a venda de produtos de origem animal para além das fronteiras do município de Chiapetta, área industrial com toda infraestrutura e a renovação do parque de máquinas e da patrulha agrícola, que nos últimos dois anos estiveram recebendo escavadeira hidráulica, retroescavadeira, pá-carregadeira, caminhão, prancha, tratores agrícolas, carretas agrícolas e ensiladeiras, a Administração Municipal trabalha, a partir de agora, com uma nova prioridade na área da agricultura junto ao Governo Federal: o projeto de construção de um abatedouro no município. A demanda, que necessita de recursos para se tornar possível, foi apresentada pelo Prefeito Municipal Eder Luis Both juntamente com o Secretário Municipal da Agricultura, Valdecir Dorn, durante viagem à Brasília, entre os dias 05 e 07 de agosto.

“Temos vários projetos de interesse de nossa comunidade encaminhados, são várias demandas em diversas áreas, mas nessa viagem fomos tratar de forma bastante priorizada o projeto de construção de um abatedouro. Consideramos que estamos em um momento, onde o abatedouro se torna viável para quem for operar”, contou o prefeito Eder Luis Both. A ideia é buscar junto ao Governo Federal os recursos necessários e depois que tiver construído, fazer a cessão para que alguém privado atue, já que por legislação a prefeitura não pode operar o abatedouro. A expetativa é que o projeto de longo prazo traga resultados positivos, “tanto para a pessoa que operar e que estará gerando empregos, como para os agricultores de nosso município”, destaca Eder.

Durante a viagem o projeto foi apresentado aos parlamentares e possível voltar ao município com boas perspectivas. “Encaminhamos essa demanda e tivemos uma sinalização muito favorável do Deputado Federal Lucas Redecker, inclusive que se comprometeu indicar no orçamento da União, para que a partir do ano que vem, possamos estar encaminhando o projeto de engenharia e, aí sim, se habilitando para receber esse recurso”. Além da esfera federal, o projeto foi encaminhado junto ao Secretário Estadual da Agricultura, Covatti Filho, que está ligado a área.

O Secretário Municipal da Agricultura, Valdecir Dorn, conta que a viagem em busca de recursos para o município foi positiva e que espera que os projetos protocolados, especialmente, o da área da agricultura possa avançar e se tornar real. “A gente sabe das dificuldades que tem passado, principalmente, os pequenos agricultores e seria uma alternativa a mais, uma forma mais viável e rentável de trabalhar com gado de corte, especialmente”, disse o secretário.

Apesar da viagem com ênfase ao pleito na área da agricultura, Eder lembra que está cuidando também das outras áreas. “Encaminhamos projetos no Ministério da Cidadania, tratamos de recursos para asfaltamento na cidade e pavimentações no interior, na área da educação para ampliação de escola, transporte escolar, assistência social, na saúde, entre tantas outras demandas, de forma a proporcionar melhorias e inovações que venham a prospectar um futuro cada vez melhor para a nossa comunidade”.