Início » Agricultura » 9ª Amostra do Vinho Artesanal premia os melhores vinhos de Chiapetta

9ª Amostra do Vinho Artesanal premia os melhores vinhos de Chiapetta

postado em: Administração, Agricultura

A Associação Relembrando o Passado em parceria com a EMATER/ASCAR e a Prefeitura Municipal de Chiapetta promoveram, na noite de sábado (27), mais uma edição da Amostra do Vinho Artesanal. Com 22 amostras de vinho branco e tinto inscritas, a divulgação e a premiação aos vencedores foram realizadas durante o jantar.

De acordo com o escritório da Emater/Ascar, no concurso, 25% das amostras foram produzidas com uvas aqui do município. O restante com matéria prima de outras cidades. Neste ano, conforme levantamento, a produção do vinho em Chiapetta chega a cerca de 15 mil litros.

Um dos jurados da competição, o engenheiro agrônomo da Emater de Alegria, Arlindo de Almeida, destacou que “Chiapetta vem num processo de evolução constante na melhoria da qualidade do vinho que nós temos avaliado”. Para o Gerente Regional da Emater/ASCAR, Carlos Alberto Turra, “os vinhos estão de parabéns e são de excelente qualidade.  Sei que os produtores estão no caminho certo. Além de propiciar um alimento, tem a questão do resgate da cultura e quem sabe até buscarmos o incremento de renda nessas propriedades rurais”, frisou.

O Prefeito Municipal, Eder Luis Both, ressalta o evento como uma verdadeira confraternização de amigos, que busca valorizar os agricultores, incentivar a produção e muito tem sido utilizado para o melhoramento da produção. “Vemos o quanto está se profissionalizando esse concurso. A cada ano temos recebido e absorvido novas orientações que vem melhorar a produção e o conhecimento desta bebida milenar que tão bem faz a saúde da população”.

Pelo segundo ano consecutivo a organização fez a entrega do Prêmio de Boas Práticas de fabricação e apresentação do vinho, do qual é entregue ao produtor que se esforçou e seguiu os padrões de produção, assim como forma de valorizar os agricultores e incentivá-los a melhorar cada vez mais.

Vencedores da Categoria Vinho Branco

1º Frederico Tomzack

2º José Reis

3º Delmo Cadore

 

Vencedores da Categoria Vinho Tinto

1º José Reis

2ª Edimir Pommer

3º Valmir Rochinheski

 

Prêmio Boas Práticas: José Reis