Início » Administração » Parte do lucro do FEMUSEC é investido no Banco Ortopédico

Parte do lucro do FEMUSEC é investido no Banco Ortopédico

postado em: Administração

A iniciativa na forma de empréstimo de equipamentos ortopédicos está disponível a toda a comunidade, sem qualquer custo
Com o lema “Nós Servimos”, o Lions Clube Esperança de Chiapetta fundou em 2017, o Banco Ortopédico no município de Chiapetta. O projeto é fruto de 50% do lucro do Festival da Música Sertaneja (FEMUSEC), realizado em parceria com a Administração Municipal.

O ex-presidente do Lions Clube Esperança, Carlos Siqueira, conta que a ideia surgiu em 2017, após proposta do coordenador do Distrito LD-4 para fundar um centro ortopédico no município. “Após reunião combinamos que aceitaríamos a proposta e aproveitaríamos parte do lucro do festival para ampliar o banco ortopédico. Iniciamos com uma cadeira de rodas cedida pelo coordenador e a partir daí, fomos adquirindo mais equipamentos ortopédicos”, conta Siqueira.

A iniciativa na forma de empréstimo de cadeiras de rodas, muletas, andadores, botas ortopédicas, cadeiras de banho está disponível a toda a comunidade, sem qualquer custo. A coordenadora do Banco Ortopédico, Nilce Roth, explica de que forma se dá o funcionamento do centro, “quando uma pessoa precisa de algum equipamento ela nos procura, nós realizamos um cadastro e é efetuado o empréstimo durante o período que for necessário, de forma gratuita. Quando a pessoa não usa mais é feita a devolução para que outros cidadãos possam utilizar”.

Dona Antônia Farias é uma das beneficiadas. Por causa de uma isquemia cerebral, a idosa de 92 anos perdeu a coordenação motora. Há cerca de 4 meses, a cadeira tem sido o único meio de locomoção. A filha Maria Madalena conta, “procurei o Lions e prontamente fui atendida. A cadeira tem ajudado muito a locomoção da mãe e, principalmente, porque eu não teria condições de comprar o equipamento”.

Na avaliação do Prefeito Municipal, Eder Luis Both, o trabalho do Lions Clube por meio do banco ortopédico tem auxiliado a população que necessita, de maneia muito bem organizada. “Nós como Administração Pública somos frequentemente procurados por pessoas que precisam dos equipamentos ortopédicos e ficamos muito felizes de termos aqui em Chiapetta esse trabalho do Lions, onde as pessoas estão sendo bem atendidas nesse momento tão difícil de suas vidas”, afirma Both.

O Presidente do Lions Clube Esperança, Jair Souto, afirma que pretende ampliar o atendimento, principalmente, a aquisição de mais cadeiras de rodas para que a demanda da comunidade chiapetense possa ser suprida. Para isso conta com o apoio e participação da comunidade no 24º FEMUSEC. O Festival da Música Sertaneja de Chiapetta acontece nos dias 30 e 31 de agosto de 2019, no Salão Paroquial Católico.