Início » Administração » Alunos-soldados que farão curso no 7º BPM para ingresso na BM são apresentados

Alunos-soldados que farão curso no 7º BPM para ingresso na BM são apresentados

Na manhã desta segunda-feira (26), ocorreu a solenidade de apresentação dos alunos-soldados que estarão realizando junto ao 7º BPM, em Três Passos, o curso de formação para ingresso na Brigada Militar. O ato ocorreu no auditório da Unijuí, e teve ainda a aula inaugural do curso. O Prefeito Municipal e Presidente da Amuceleiro, Eder Luis Both, esteve presente durante a solenidade.

Ao todo, 19 alunos-soldados foram apresentados pelo comando da corporação no município, sendo dois oriundos do Paraná, um de Santa Catarina, e os demais aqui do Rio Grande do Sul, a maioria natural de municípios da região Noroeste. Nos próximos dias deverão se juntar ao grupo novos alunos-soldados, que estão regularizando sua situação. A turma em Três Passos pode receber até 30 alunos.

Entenda como se dá o processo

A Brigada Militar (BM) realizará a formação dos dois mil candidatos aprovados para o cargo de soldado, convocados em 21 de setembro, de forma descentralizada. Todos os Comandos Regionais de Polícia Ostensiva (CRPOs) receberão turmas. No CRPO Fronteira Noroeste, além de Três Passos, também será realizada formação em Frederico Westphalen e Santa Rosa.

O Curso Básico de Formação de Policial Militar possui, aproximadamente, oito meses de duração. Nesta edição, os alunos-soldados farão o estágio operacional obrigatório nos locais de realização do curso, atuando na área de abrangência dos respectivos CRPOs.

Isso não significa, entretanto, que o efetivo permanecerá nos municípios após o ingresso definitivo na corporação. Primeiramente, serão atendidos os pedidos de transferência protocolados por servidores mais antigos do quadro. Após estas transferências, será aberta a oferta das vagas aos recém-formados, cuja ordem de preferência se dará pela classificação ao final do curso.

A distribuição dos novos soldados será feita depois do término da sua formação, de acordo com o planejamento estratégico elaborado pela BM. O processo leva em consideração fatores como a demanda existente em cada região e a análise dos indicadores criminais em todo o estado.

Lideranças enaltecem importância deste curso para a região

O presidente da Amuceleiro e prefeito de Chiapetta, Eder Both, em sua manifestação, valorizou a conquista regional em trazer para Três Passos o curso de formação, o que pode representar em ganhos significativos para os municípios, no momento de distribuição dos novos policiais para suas respectivas bases de trabalho.

José Carlos Amaral, prefeito de Três Passos, parabenizou o 7º BPM e as lideranças regionais, que vinham nos últimos anos pleiteando a realização de um novo curso de formação de soldados no município e falou do compromisso que os novos alunos estão tendo, na busca por ingressar em uma corporação histórica e fundamental para a sociedade.

O comandante do 7º BPM, major Diego Munari, destacou o apoio político e financeiro de uma série de entidades e organizações, para que fosse possível a realização do curso em Três Passos, sublinhando o papel do Poder Judiciário, do Consepro e da Amuceleiro, que conseguiram viabilizar um repasse de recursos para melhorias na infraestrutura do batalhão.

A aula inaugural desta manhã foi conduzida pela juíza de direito, titular da 1ª vara judicial da comarca de Três Passos, Sucilene Engler Werle, que tratou sobre o tema “Das provas processuais no direito penal”.

Fonte e Fotos: Rádio Alto Uruguai