Início » Agricultura » Entregues os equipamentos para quatro agroindústrias familiares do município

Entregues os equipamentos para quatro agroindústrias familiares do município

Os equipamentos que vão beneficiar e incentivar a produção de quatro agroindústrias do município foram entregues no início desta semana. A compra de utensílios e ferramentas que vão auxiliar o trabalho de agricultores familiares foi possível a partir do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) e dos recursos da Secretaria do Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo (SDR), através da Consulta Popular 2017, no valor total de R$63 mil.

Durante a segunda-feira (12), o Prefeito Municipal, Eder Luis Both, o Presidente do Corede Celeiro, Carlos Eugênio dos Santos, o Presidente do COMUDEC, Otávio Leo Pitol, o Secretário Municipal da Agricultura, Valdecir Dorn, e o Técnico do Escritório Municipal da EMATER/ASCAR, Janavio Ferreira, estiveram visitando uma das famílias beneficiadas com os equipamentos. O casal Leandro e Tais Klipstein foram contemplados com o valor de R$ 21.666, 50, do qual foi possível a compra de uma Câmara Fria, equipamento indispensável para a estruturação da agroindústria de mandioca que o casal pretende instalar na propriedade.

A compra do equipamento com 80% de rebate fez com que o casal pudesse seguir investindo no empreendimento, já que outros equipamentos, como mesas de inox, pia, carrinho para lavagem e a construção do espaço da agroindústria se fez necessário. O casal já entrega a mandioca através do PAA Municipal para a cesta básica dos servidores municipais e com a estruturação da agroindústria pretende aumentar e estender as vendas do produto para além das fronteiras do município.

Além da agroindústria de mandioca, os recursos para a compra de equipamentos beneficiarão outras três agroindústrias: Uma agroindústria de ovos (valor de R$10.000,00), uma agroindústria de abate de frangos coloniais (valor de R$21.666,50) e agroindústria de panificados (valor de R$10.000,00). A forma de rateio foi definida através do Conselho Agropecuário, conforme necessidade de investimento de cada uma.