Início » Assistência Social » Evento alusivo ao Dia do Idoso discute protagonismo

Evento alusivo ao Dia do Idoso discute protagonismo

postado em: Assistência Social, CRAS

Neste dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Idoso. E para celebrar a data, a Secretaria de Assistência Social juntamente com o CRAS e em parceria com a Emater promoveram durante a manhã desta quinta-feira, na sede da ACIC, programação com muita música e discussão em torno do protagonismo do Idoso na sociedade atual.

Para a conversa com o grupo de idosos foi convidada a extensionista da Emater, Silvana Canova. A palestrante trouxe para a conversa uma reflexão em relação ao protagonismo do idoso e os desafios da categoria. Iniciou a conversa lembrando que em 2018, se completa os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 15 anos da aprovação do Estatuto do Idoso. Trouxe também dados do IBGE que demonstram que em duas décadas o número de idosos irá ultrapassar o número de crianças e adolescentes, e, a partir do levantamento, fez pensar sobre como será a participação dos idosos na sociedade.

Silvana aproveitou para trazer durante a conversa, uma analogia entre o idoso e o girassol. De acordo com a extensionista, “o Girassol é uma planta que simboliza cor, movimento, felicidade e junto com ela se trabalha uma prática integrativa complementar, a Cromoterapia, mostrando que o girassol simboliza calor, lealdade, dignidade e respeito. Valores um tanto esquecidos e que precisam ser resgatados. E os idosos são as pessoas que podem trazê-los, pois viveram de forma intensa esses valores e têm o compromisso de deixar para as gerações futuras esse legado”, explica.

Além das discussões em torno do tema, o grupo teve a oportunidade de ouvir e cantar músicas como forma de descontração. Ao final, os idosos participaram de confraternização.