Início » Sem categoria » Votação da Consulta Popular 2018/2019 inicia nesta terça-feira, 26

Votação da Consulta Popular 2018/2019 inicia nesta terça-feira, 26

postado em: Sem categoria

O Processo abre espaço para que a população escolha parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do governo do estado.

Inicia nesta terça-feira, 26, e segue até a quinta-feira, 28, o processo de votação da Consulta Popular 2018/2019. Neste ano, será disponibilizado ao Corede Celeiro, no qual fazem parte 21 municípios, o valor de R$3.127.000,00 para os projetos que obtiverem mais votos.

No município de Chiapetta, o Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE) e as equipes de diversas áreas, estão engajados em buscar votos nos três dias de votação. De acordo com o Presidente do COMUDE, Otávio Leo Pitol, além da votação que ocorre pelo site (www.consultapopular.rs.gov.br) e via SMS, alguns celulares foram habilitados com aplicativo para a votação. “Há aplicativos na Prefeitura Municipal, nas Secretarias da Agricultura e da Saúde, Escola Estadual Anchieta e Brigada Militar. Além dos pontos fixos, as equipes estarão percorrendo o município atrás de votos para os programas”.

“Muitos recursos já foram conquistados para o município por meio da Consulta Popular dos anos anteriores, por isso a importância da comunidade participar e ajudar a escolher as prioridades do município e da região”, destaca Pitol. Além disso, ele exemplifica, “só na Consulta Popular do ano passado, a boa quantidade de votos nos programas garantiu o município eleger quatro demandas e fará que, neste ano, as áreas de Segurança Pública, Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Rural recebam cerca de R$150 mil”.

A cédula de votação do Corede Celeiro conta com 10 programas aptos a receber votos. Destes, os quatro mais votados durante a eleição da Consulta Popular serão eleitos e receberão recursos.  Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação.

Confira a cédula de votação de demandas do Corede Celeiro:

1 – SDR – Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar

2 – SSP – Reaparelhamento dos Órgãos de Segurança

Aquisição de equipamentos, viaturas, armamento, para as unidades da Susepe,

Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Policia Civil e IGP

3 – SEAPI – Apoio a Cadeia Produtiva do Leite e da Pecuária de Corte

Aquisição de Máquinas e Equipamentos

4 – SEAPI – Manejo e Conservação de Solo

Realizar a Correção, Manutenção e Recuperação do Solo, por meio de

distribuição de insumos (Calcário, adubo orgânico, adubo químico, adubo verde,

sementes e mudas

5 – SES – Saúde da Família: Aquisição de veículos

Aquisição de veículos para transporte sanitário: ambulâncias, vans e veículos

leves

6 – SEDUC – Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a

aprendizagem

7 – SES – Ampliação, reforma, e aquisição de equipamentos para

estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS

8 – SEDACTEL – Infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem

receber

9 – SEAPI – Cadeias Produtivas e Fomento Agropecuário – Suinocultura

10 – SOP – Apoio a recuperação de estradas vicinais

Saiba como votar:

Online pelo site:

www.consultapopular.rs.gov.br

Presencialmente por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes.

Via SMS para o número 27902, com a mensagem: RSVOTO#nº título do eleitor#nº do programa (sem espaços). Exemplo: RSVOTO#99999999#4