Início » Agricultura » Município recebe Caminhão Baú para produtos hortigranjeiros

Município recebe Caminhão Baú para produtos hortigranjeiros

postado em: Administração, Agricultura

Durante a viagem a capital do estado, na semana passada, o Prefeito Eder Both este cumprindo agenda na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Durante visita esteve reunido com o Secretário Adjunto Claudemir Locatelli. Na oportunidade foram tratados assuntos de interesse do município de Chiapetta e da região Celeiro.

A primeira pauta da reunião foi a finalização das tratativas para o recebimento de um caminhão Baú – projeto este de 2014 que estava cadastrado junto ao governo federal, que passou pelo estado e foi liberado na sexta-feira, 08. O caminhão 0km já está no município e posteriormente receberá alguns equipamentos, como balanças e caixas de verdura. O veículo faz parte do projeto de modernização das centrais de abastecimento de hortigranjeiros, especialmente de produtos das agroindústrias familiares.

Outro assunto abordado foi referente à Consulta Popular. No município existem quatro projetos de agroindústrias que serão contempladas com recurso do Feaper, a fundo perdido. Duas agroindústrias no valor de R$20 mil reais e outras duas no valor de R$10 mil cada uma. Os valores serão repassados como incentivo para implantação das agroindústrias.

Além disso, o Prefeito Eder Luis Both que também é presidente da Amuceleiro esteve tratando de projeto no âmbito da Região Celeiro. Ainda com foco nas agroindústrias, tem-se trabalhado para que todas possam se legalizar quanto ao SUSAF. De acordo com Eder, “a realidade que se tem hoje é de que, por exemplo, uma agroindústria em Chiapetta, quando for de produtos de origem animal, só tem a autorização para a comercialização dos produtos dentro do território do município, para tanto o que se busca é legalizar, para que elas consigam vender seus produtos em outros municípios, aumentando seu mercado”.

A adesão ao SUSAF vem sendo discutida por um grupo de trabalho criado com esta finalidade na Amuceleiro. A SDR, assim como a Secretaria Estadual da Agricultura estão dando apoio, para que se possa ajudar, tanto as agroindústrias, como os municípios com dificuldades. O mais breve possível o grupo estará realizando a visita as agroindústrias selecionadas para a primeira etapa deste trabalho, mas a ideia que todos os interessados da Região Celeiro tenham esse apoio.