Início » Administração » NOTA DA AMUCELEIRO E DA ACAMRECE

NOTA DA AMUCELEIRO E DA ACAMRECE

postado em: Administração

A Amuceleiro (Associação dos Municípios) e a Acamrece (Associação das Câmaras de Vereadores), entidades representativas que são compostas por 21 municípios, os quais têm sua economia baseada essencialmente na agricultura familiar, vêm por meio desta, divulgar a decisão tomada em assembleia extraordinária realizada nessa data, que diz respeito a paralisação dos caminhoneiros e seus reflexos.

A decisão tomada, de forma unânime, foi a seguinte:

  • Considerando que os 21 municípios da região, por entenderem ser legítimo e justo o movimento dos caminhoneiros, apoiaram e foram solidários às manifestações paralisando as atividades nas prefeituras no último dia 25 de maio, realizando atos e ações em apoio à classe.
  • Considerando que a greve já se estendeu além do previsto incialmente, fato que está ocasionando imensuráveis danos e prejuízos principalmente aos pequenos agricultores, que estão presenciando o perecimento de sua produção e;
  • Considerando que a pauta apresentada pelos caminhoneiros foi atendida pelo governo federal, com o anúncio de algumas medidas atenuantes, como a redução do preço do óleo diesel, SOLICITAMOS COMPREENSÃO dos manifestantes para que seja dada uma “trégua” às paralisações e ao bloqueio de passagem de cargas que transportam combustíveis e alimentos, para que a normalidade dos serviços seja reestabelecida o mais breve possível.

O pedido justifica-se tendo em vista que os impactos das paralisações estão afetando significativamente a economia dos municípios, principalmente na área da saúde e da agricultura, seja no transporte de pacientes quanto no escoamento da produção dos agricultores que em sua maioria são produtores de suínos, frango, leite e hortifrutigranjeiros. Alertamos que caso não seja normalizada a situação, existe a possibilidade concreta de falência de muitos produtores.

As associações também manifestam-se contrárias a qualquer medida abusiva por parte dos governos, que venha ser tomada no sentido de aumentar impostos e tributos em outros produtos e serviços para compensar a redução anunciada no preço do diesel. A sociedade não aguenta mais e repudia qualquer medida que resulte na oneração desenfreada no custo de vida que não seja condizente com a valorização do trabalho da população brasileira. Da mesma forma, aguardam posicionamento e resolução do impasse, tanto do governo quanto da classe dos caminhoneiros, o mais breve possível.

Outrossim, a Amuceleiro e a Acamrece orientam que daqui para frente os gestores reduzam consideravelmente os investimentos e gastos públicos tendo em vista que o impacto dessa problemática irá resultar diretamente na queda drástica das receitas municipais. Orientam também a adoção de ponto facultativo na data de 1º de junho, por todas prefeituras da região, uma vez que não se tem reserva de combustível, alimentos dentre outros insumos para execução e manutenção dos serviços. Salienta-se que, apesar das dificuldades, os serviços de urgência, emergência e coleta de lixo deverão ser realizados normalmente.

Finalmente, os representantes da Amuceleiro e Acamrece comprometem-se em apoiar novamente o movimento dos caminhoneiros caso o governo não cumpra com o acordado e anunciado, bem como, são solidários e apoiadores de outras classes e entidades que trabalham e se mobilizam em prol de melhores condições de vida do povo brasileiro.

O momento é de compreensão, solidariedade e acima de tudo, responsabilidade, pois é necessário a união de todas as classes e segmentos da sociedade para o pleno desenvolvimento de uma nação.

 

 

Três Passos, 29 de maio de 2018.

 

 

Eder Luis Both                                                                      Enio Delatorre

Prefeito de Chiapetta                                                              Vereador de Chiapetta

Presidente da Amuceleiro                                                       Presidente da Acamrece